Estudante do Sesi Escola VG recebe menção honrosa nas Olimpíadas Brasileiras de Física
Rafael Kunze Coelho recebeu uma menção honrosa nas Olimpíadas Brasileiras de Físicas este ano. Ele é aluno do Sesi Escola de Várzea Grande e conseguiu chegar a 3ª etapa das provas no ano de 2022. Um grande feito, levando em consideração que ele está matriculado no 9º ano do Ensino Fundamental 2 e, na época da competição, estava no 8º ano.
Nas Olimpíadas Brasileiras de Física, a premiação acontece um ano depois do evento. Sendo assim, em 2023 são condecorados os estudantes de 2022. Conforme o regulamento, os concorrentes entram na disputa com estudantes da mesma série em que estão matriculados. É permitida a inscrição de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª a 3ª série do Ensino Médio e do 4º ano do Ensino Técnico. Desta forma, Rafael ainda pode se inscrever nos eventos dos próximos 3 anos e, levando em consideração o resultado da primeira competição, o professor responsável pela preparação dos alunos no Sesi Escola de VG, Robson Correa, acredita que a dedicação dele pode levá-lo ao pódio.
Conforme o aluno, a vontade de continuar a trajetória nos caminhos da física é grande. Ele pretende dar sequência nos seus estudos e quem sabe seguir uma carreira profissional no ramo das engenharias. “Eu sempre tive interesse em física e, agora, tive a oportunidade de avançar nos estudos. Comecei na competição do zero e os professores me ajudaram muito. Além de ganhar a menção honrosa, tive a oportunidade de conhecer pessoas com interesses semelhantes ao meu”, relata o competidor condecorado.
A gerente do Sesi Escola de Várzea Grande, Luciana Brandão, explica que os alunos da instituição são motivados a participar de eventos de cunho educacional, como são as olimpíadas (Física, Astronomia e Astronaútica, História), bem como competições de inovação e robótica. “Os eventos convergem com um dos alicerces da escola que é a cultura maker, que impulsiona a construção do conhecimento por meio da aplicação prática dos conceitos”, afirma.
Texto: Caroline Rodrigues