Voltar

Alunos celebram conclusão do curso da Escola de Gastronomia Social em Aripuanã

22/11/2023 - 09h58
escola de gastronomia
Uma oportunidade para a população de Aripuanã aprender
e abraçar o empreendedorismo e fortalecer a economia local

Os 31 participantes da primeira turma da Escola de Gastronomia Social, fruto da parceria entre a Nexa e o Serviço Social da Indústria (Sesi MT) em Aripuanã (cidade a 868 km de Cuiabá), celebraram a conclusão do curso, no último sábado (18), no Centro de Educação Infantil Raio de Sol. Durante a jornada de aprendizado, os alunos imergiram nas técnicas de cozinha, sustentabilidade e na riqueza da gastronomia mato-grossense.

Cristiane Borges, professora aposentada e proprietária de uma pequena cafeteria local, que herdou da avó o talento culinário, elogiou a oportunidade de aprimorar suas habilidades na preparação de alimentos saudáveis, destacando a riqueza cultural da região. "Os pratos evidenciam a valorização da nossa cultura, principalmente porque somos contemplados com um rio. Isso acaba sendo um grande atrativo turístico e dá identidade para nossa região", ressalta ela, mencionando a base de peixe nos pratos elaborados.

Ela ressalta que as preparações inusitadas com sabores exóticos deram ênfase ao valor nutricional e cuidados com alimentos. “Fomos muito bem assessorado durante todo o curso. Eu acredito que mereça nota dez. Estou megafeliz pelos conhecimentos adquiridos”.

A merendeira escolar Eloir de Araújo compartilhou a empolgação, realçando a experiência enriquecedora com profissionais qualificados e didática eficiente. Com 54 anos, ela vislumbra aplicar os conhecimentos tanto em sua função atual quanto como empreendedora, já que também produz quitutes para complementar a renda de servidora pública municipal. "É uma oportunidade única que a gente não deve perder", aconselha Eloir aos futuros participantes.

Empreendedora na área de alimentos, Roberta Dantas, 33 anos, foi motivada pelo amor à culinária e pela atuação no ramo alimentício. “Toda equipe teve muita paciência e disposição em compartilhar conhecimentos. Foi uma experiência muito positiva e estamos gratos pela oportunidade”.

“São quase 50 anos morando em Aripuanã e essa foi umas das poucas vezes que tive de mostrar meu conhecimento na culinária local. Gostei muito dessa oportunidade, pois aprendi vários tipos de pratos no âmbito regional e nacional. Acredito que isso vai ajudar a termos mais opções de refeição e até empreender na área”, conta Tereza Lins.

gastronomia social
O curso aborou aproveitamento integral de ingredientes,
elaboração de cardápios e noções sobre empreendedorismo 

Boas práticas

O curso teve como instrutoras a chef Thaise Germano, a nutricionista Pâmela Padilha e a auxiliar de cozinha Ione Pina, da equipe de Inovação Social do Sesi MT, que conduziram a formação com foco em boas práticas, controle de desperdício e promoção da saúde por meio da alimentação.

O gerente de Inovação Social do Sesi MT, Fernando Pereira, lembrou que o curso não apenas aprimorou as habilidades culinárias dos participantes, mas também promoveu uma conexão mais profunda com a culinária regional, boas práticas de manipulação de alimentos e o compromisso com a sustentabilidade alimentar. “O sucesso da Escola de Gastronomia Social em Aripuanã destaca a importância do investimento em educação para o desenvolvimento local e a valorização da identidade cultural através da gastronomia”.

O coordenador de gestão social da Nexa em Aripuanã, Sergio Oliveira, pontuou a alta procura pelo curso como fator positivo para ampliar a iniciativa. “Ficamos muito contentes com os resultados dessa primeira turma porque essa foi uma ação desenvolvida para fortalecer o empreendedorismo, promover o desenvolvimento sustentável e a valorização da cultura gastronômica local", garantiu.

Além da Nexa e do Sesi-MT, a realização do teve o apoio da prefeitura de Aripuanã na cessão do Centro de Educação Infantil Raio de Sol e dos utensílios necessários.

O evento de finalização da primeira turma do curso contou ainda com a presença de Leandra Santos, gerente do Senai Aripuanã; Fiama Spina, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social da Nexa Aripuanã; Seluir Reghin, prefeita do município; e Felipe Silva, nutricionista da escola Raio de Sol, entre outros. A previsão é da realização de mais duas turmas até fevereiro de 2024.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555