Voltar

Técnicos de robótica do Sesi Escola MT são juízes de prova em torneio de Santa Catarina

16/11/2023 - 15h34
fll
José Barros Junior destacou a experiência valiosa que
a participação como juiz proporcionou.
Fotos: André Kopsch/FIESC

O Serviço Social da Indústria (Sesi) abriu o calendário das competições regionais da FIRST Lego League (FLL), temporada Masterplace, em Joinville, com mais de 760 estudantes. Na sexta (10) e no sábado (11), competiram as equipes da rede Sesi, na segunda (13) e na terça (14), os times de garagem e de escolas públicas e privadas.

A convite da organização, os professores/técnicos das equipes de robótica do Sesi Escola Mato Grosso Carlos Juliani e José Barros Junior desempenharam um papel crucial como juízes de prova. A atuação dos profissionais foi destacada, sendo essa uma oportunidade para adquirir mais experiência e conhecimento como técnicos, avaliar e reconhecer o talento dos estudantes das escolas do Sesi e de instituições catarinenses.

Juliani, que acumula quatro participações como juiz convidado em regionais, enfatizou a importância da capacitação diferenciada recebida durante o evento, proporcionando direcionamento e orientações que, por sua vez, são aplicadas no desenvolvimento dos projetos das equipes em Mato Grosso. Ele avaliou as equipes no quesito 'Desempenho do Robô'.

"Além de ganhar experiência, conseguimos interagir com várias equipes, projetos e robôs de diferentes modalidades. A troca de ideias e a oportunidade de avaliar se estamos no caminho certo são fundamentais para o progresso contínuo", afirmou.

fll
Carlos Juliani cumula quatro participações como juiz
convidado em regionais,Fotos: André Kopsch/FIESC

Como juíz do quesito 'Projeto Inovador', José Barros Junior destacou a experiência valiosa que a participação como juiz proporcionou, oferecendo uma visão abrangente dos projetos inovadores e do comprometimento das equipes com a inclusão e a excelência no torneio. Ele ressaltou um exemplo notável, a equipe que conquistou o terceiro lugar ao desenvolver uma grade para cadeiras de rodas, permitindo que cadeirantes jogassem futebol com segurança.

"A competição não apenas impulsionou a inovação, mas também promoveu a troca de conhecimentos e contatos entre equipes. Esta interação é vital para o crescimento e aprimoramento contínuo no campo da robótica", disse Junior, que também já participou como juiz convidado em quatro edições anteriores da competição.

O regional de Santa Catarina também teve disputas classificatórias para o torneio nacional em Brasília nas modalidades FIRST Tech Challenge (FTC) e F1 in Schools. 

Regionais

Até 4 de fevereiro, mais 14 estados e o Distrito Federal vão sediar torneios regionais da FLLC. Nessa categoria, o prêmio de maior prestígio é o Champion’s Award, que reconhece as equipes com o trabalho mais completo e classifica os times para o nacional. 

Mato Grosso participa das seletivas com quatro equipes: Young Creators e Brother Creators competirão em Brasília (DF) nos dias 8 e 9 de dezembro, enquanto Young Inventors e BrotherHood mostrarão suas habilidades em Goiânia (GO) nos dias 14 e 15 do mesmo mês.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555