InstaHistory - Estudantes do Sesi Escola Várzea Grande transformam aula de história em experiência lúdica e educativa
Os alunos do 8º ano A/B da Sesi Escola Várzea Grande mergulharam em uma experiência única e inovadora durante as aulas de História, sob a orientação da professora Maria Henriqueta. A atividade proposta, denominada "InstaHistory", promoveu uma abordagem lúdica e educativa para a compreensão das revoluções políticas e sociais do século XIX, assim como da era de modernização e industrialização.
O projeto, inspirado na popularidade do Instagram entre os jovens, visou criar uma conexão mais próxima entre os estudantes e o conteúdo histórico, estimulando o engajamento e a criatividade. Os estudantes foram desafiados a construir um painel físico com o layout semelhante ao aplicativo, no qual foram fixados textos iconográficos relacionados ao período histórico.
A iniciativa buscou aproveitar o fascínio dos estudantes pela rede social, transformando-a em uma ferramenta de aprendizado. Ao associar a atividade à plataforma digital, a professora Maria Henriqueta conseguiu captar a atenção dos alunos, promovendo uma abordagem mais envolvente e interativa.
Eles puderam expressar seus conhecimentos de forma criativa. Imagens e legendas foram cuidadosamente escolhidas para transmitir informações sobre as revoluções políticas e sociais do século XIX, assim como os impactos da modernização e industrialização da época. A proposta não apenas fortaleceu o entendimento histórico dos alunos, mas também estimulou o desenvolvimento de habilidades como pesquisa, seleção de informações relevantes e síntese de conteúdo.
Ao final da atividade, os alunos apresentaram seus painéis aos colegas, promovendo uma troca de conhecimentos e enriquecendo ainda mais a experiência educativa.
A professora Maria Henriqueta destacou a importância de proporcionar experiências educativas que estejam alinhadas com o cotidiano dos estudantes. "É fundamental criar atividades que dialoguem com a realidade e interesses dos alunos. O uso do Instagram como inspiração permitiu que eles se expressassem de maneira única, além de facilitar a assimilação do conteúdo histórico de maneira mais dinâmica".
Texto: Viviane Saggin