Voltar

Projeto de construção do Sesi Escola Sorriso é apresentado para moradores e autoridades locais

09/11/2023 - 18h09
sorriso
SFiemt, prefeitura de Sorriso e Câmara de Vereadores
participaram da apresentação do projeto.
Foto: Viviane Saggin

A comunidade local, representantes do setor produtivo e a classe política de Sorriso (cidade a 397 km ao Norte de Cuiabá) estão otimistas com relação à unidade do Sesi Escola que será construída no município e tem o orçamento inicial de R$ 40 milhões. Eles tiveram a oportunidade de sanar todas as dúvidas sobre o projeto nesta quinta-feira (9) em uma apresentação pública realizada na Câmara de Vereadores da cidade.

Para o prefeito em exercício de Sorriso, Gerson Bicego, a obra será importante e representa um divisor de águas na educação de Sorriso. Na opinião dele, além de atender as crianças, o projeto marcará o início de um projeto focado no desenvolvimento profissional dos moradores da cidade, já que a metodologia de ensino do Sesi Escola está focada na aplicação prática do conhecimento por meio do desenvolvimento da mentalidade tecnológica. “Vamos entrar na parceria com um terreno de 1.2 hectares do município. Aqui, nós ficamos felizes de usar esse espaço para ser edificado em prol da educação da cidade”, afirmou.

Ainda durante a explanação, um dos vereadores da cidade, Zé do Pantanal (MDB), disse que Sorriso tem muitas áreas disponíveis na cidade e que, mais uma vez, ele se apresenta como um município diferenciado e que quer oferecer a melhor educação do Estado. “Eu considero a obra importante e quero deixar claro que podem contar comigo para a execução do projeto”.

escola sorriso
Projeto inovador e funcional foi aplausdido pela plateia.
Foto: Viviane Saggin

Outro vereador que se manifestou de forma favorável ao empreendimento foi Celso Kozak (PSDB). Ele falou que todo o município está ansioso pela unidade, que será o primeiro Sesi Escola no interior de Mato Grosso. De acordo com ele, o processo de doação do terreno, que está em tramitação na Câmara de Vereadores, terá apoio dos parlamentares por conta do desenvolvimento que trará a região.

O presidente em exercício do Sistema Fiemt, Heloizo Motta, disse que a instituição está muito contente com o avanço do projeto. “Nós queremos que a construção comece no próximo ano, trazendo para a cidade a mudança, que é possível apenas por meio da educação. Também quero aproveitar para agradecer os esforços do prefeito em exercício, Gerson Bicego, do prefeito Ari Lafin – licenciado - , dos vereadores e membros da comunidade. Todos estão nos apoiando neste projeto porque compartilham do nosso objetivo que é oferecer uma educação de qualidade e voltada para a construção de projetos de vida de sucesso”, argumentou.

Na apresentação, o superintendente do Sesi, Alexandre Serafim, aproveitou para esclarecer os munícipes sobre o que torna o Sesi Escola uma unidade inovadora em aprendizado e na formação de crianças e adolescentes. Ele falou sobre a cultura maker, que é o método no qual o estudante aprende fazendo. “O conhecimento não é apenas repassado, ele é construído e aplicado em questões da rotina das pessoas com o uso da tecnologia”.

Serafim ainda defendeu que a chegada do Sesi Escola a Sorriso certamente irá criar oportunidades educacionais de alta qualidade, promovendo a formação de futuras gerações de profissionais qualificados. 

O arquiteto Victor Abadie, da gerência de Engenharia e Obras do Sesi e Senai, destacou a visão inovadora e funcional do projeot e deixou claro que a unidade terá ambientes educacionais que estimulam o aprendizado e o desenvolvimento integral dos alunos.

escola sorriso
A área a ser doada pelo município é de  mais de 12 m²
que a obra possa ser edificada. Foto: Viviane Saggin

Na oportunidade, o gerente de Educação e Inovação Social do Sesi MT, Fernando Pereira, explanou sobre os diferenciais, as tecnologias educacionais da rede, as metodologias e como elas se aplicam no ensino básico. 

Mais projetos – O Sistema Fiemt, além da atual parceria para construção do Sesi Escola, também é parceira da prefeitura de Sorriso em diversos cursos de qualificação profissional executados por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) como o projeto Capacitar e Empregar Sorriso.

Estavam presentes no evento o presidente em exercício do Sistema de Federação das Indústrias de Mato Grosso (S Fiemt), Heloizo Motta, membros do legislativo municipal, representantes da Secretaria Municipal de Educação, membros do Conselho Regional de Educação e empresários da indústria, representantes da prefeitura, além dos gerentes de de Engenharia e Obras do Sesi e Senai, José Maria Ribeiro, de Operações do Sesi, Larissa Câmara, do Sesi Escola Várzea Grande, Luciana Brandãio, e do arquitero responsável pelo projeto Victor Abadie, entre outros.

Texto: Caroline Rodrigues e Viviane Saggin 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555