8 benefícios surpreendentes da educação tecnológica dentro e fora da sala de aula
Você já parou para pensar como a educação tecnológica pode transformar a vida dos estudantes, ajudando-os a crescer emocionalmente, a se conectar com diferentes culturas e a desenvolver variadas habilidades? E para te ajudar a entender melhor como isso acontece na prática, preparamos 8 benefícios aos estudantes dentro e fora da sala de aula. Prepare-se para se surpreender ao descobrir as vantagens de mergulhar no mundo fascinante da educação tecnológica. Então, vamos lá?
➡️ Trabalhar em equipe: são nestes momentos coletivos que os estudantes aprendem a trabalhar em equipe, respeitando opiniões e colaborando com seus colegas na construção de soluções aos problemas apresentados. Isso, além de promover uma comunicação eficaz e assertiva, também contribui no respeito mútuo, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades fundamentais como a de empatia e liderança.
➡️ Solução de problemas: nas atividades de educação tecnológica também envolve a solução de desafios complexos, incentivando os estudantes a buscarem soluções criativas. Através da experimentação e do pensamento inovador, os estudantes são encorajados a projetar e programar robôs únicos e, consequentemente, a encontrar soluções criativas para os desafios propostos. E isso, sem dúvidas, é uma habilidade fundamental para qualquer fase e momento da vida, seja escolar, social ou profissional.
➡️ Desenvolvimento de habilidades socioemocionais: assim como a solução de problemas, os estudantes desenvolvem habilidades como perseverança, determinação e resiliência. À medida que eles enfrentam desafios e encontram obstáculos, são incentivados a persistir, experimentar diferentes abordagens e aprender com os erros. E essa mentalidade de aprendizado contínuo, de ser resiliente é fundamental tanto para o crescimento pessoal quanto profissional.
➡️ Conexões com outras culturas: imagine só, estudantes de diferentes origens culturais, todos reunidos em um mesmo lugar e com o mesmo propósito de apresentar soluções inovadoras para os problemas do mundo. Sim, com a educação tecnológica isso é possível! Essa abordagem vai muito além de aprender a programar e construir robôs dentro da sala de aula. Ela abre portas para os estudantes se conectarem com diversas culturas ao redor do mundo, por meio de torneios e competições regionais, nacionais e internacionais. Inclusive, muitas dessas competições são realizadas em nível global, reunindo equipes de diferentes países e continentes. E ali, em meio à um torneio, os estudantes não apenas competem, mas constroem laços que vão além de divisas e fronteiras. Juntos, eles aprendem uns com os outros e compartilham experiências, conhecimentos, ideias e estratégias.
➡️ Fortalecimento dos conhecimentos STEAM: e como muitos sabem, a educação tecnológica está intrinsecamente ligada às áreas de artes, ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEAM na sigla em inglês). Ao aprenderem os estudantes desenvolvem habilidades específicas dessas áreas, o que é útil na variedade de profissões e carreiras, assim como, para solucionar problemas do dia a dia.
➡️ Aquisição de habilidades em programação e eletrônica: a programação também é uma parte indispensável na educação tecnológica. Portanto, explorar a educação tecnológica ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades em programação, que são altamente valorizadas no mercado de trabalho. Além disso, eles também aprendem conceitos básicos de circuitos elétricos que podem ser aplicados não apenas na educação tecnológica, mas também em outras áreas, como eletrônica, mecânica e engenharia.
➡️ Desenvolvimento de projetos científicos: os estudantes aprendem a fazer projetos científicos, conhecidos também como iniciação científica. Esses projetos têm como objetivo, ajudar as comunidades com soluções aplicáveis e inovadoras. Um exemplo disso, é o projeto de inovação idealizado pela equipe BrotherHood, da modalidade FLL, do Sesi Escola Cuiabá, que foi pensado a partir da necessidade de uma grande utilização da energia de hidrelétricas em Mato Grosso. Sendo assim, a equipe desenvolveu uma miniusina hidrelétrica nomeada de WaterElement, que gerava energia com apenas um pequeno desnível de água e com uma força mínima. Pensando em famílias de baixa renda, o projeto foi testado no Córrego do Barbado em Cuiabá, que também é um arroio sem vida aquática, o que faz o projeto ser pautado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
➡️ Prepara para o futuro: adquirir conhecimentos da educação tecnológica transforma a maneira como olhamos e interagimos com o mundo. Aprender educação tecnológica oferece uma preparação sólida para o futuro, proporcionando uma compreensão mais profunda de como a tecnologia está evoluindo e como pode ser usada para resolver problemas em diversos contextos do nosso dia a dia. Essa preparação é valiosa, pois acreditamos que a tecnologia e a inovação continuarão a desempenhar um papel significativo nas sociedades futuras.
Texto: Rayane Gazola | Jornalista