Sesi no Parque: Espetáculo inédito com Orquestra Sesi MT e Flor Ribeirinha atrai milhares de espectadores
Em um cenário onde a riqueza da cultura regional se entrelaçou com a celebração de um marco notável, o Sesi no Parque fez história no domingo (05) no Parque das Águas, em Cuiabá. A edição especial do evento, intitulada Ritmos do Brasil, foi dedicada ao Dia Nacional da Cultura e levou os três mil espectadores a uma jornada única e envolvente que não apenas homenageou as tradições culturais de Mato Grosso, mas também celebrou os 30 anos do Grupo Folclórico Flor Ribeirinha e a parceria inédita com a Orquestra do Serviço Social da Indústria (Sesi MT).
O público teve a oportunidade de mergulhar no rico universo da cultura mato-grossense e conferir a união entre música, dança e entretenimento de qualidade. No centro do espetáculo cultural, os dançarinos iluminaram o palco com sua apresentação hipnotizante, enquanto a Orquestra Sesi MT criou uma sinfonia que tocou o coração de crianças, jovens e adultos. As vozes de Hamilca Rizo, Henrique Malouf e Edmilson Maciel completaram com perfeição o show.
A cultura de Mato Grosso, representada pelo ritmo vibrante do Siriri e o Rasqueado cuiabano, além do Frevo e Samba, deu lugar a um espetáculo que mostrou a diversidade cultural presente nas regiões brasileiras. Parte integrante do espetáculo premiado no ‘Cheonan World Dance Festival’, na Coreia do Sul, a apresentação envolveu tanto os locais como os visitantes em uma jornada musical e coreográfica que fez as tradições regionais florescerem diante dos olhos de todos.
Para a auxiliar administrativo Daniele Cristiane dos Santos, a celebração uniu pessoas de todas as origens em uma apreciação coletiva da diversidade cultural. Acompanhada da sua filha Luiza, 8, foi a primeira vez que participou do Sesi no Parque e conferiu de perto o grupo folclórico. “Eu conhecia o Flor Ribeirinha apenas pela televisão. Eu amei e essa iniciativa é muito importante para nossa cultura, ainda mais juntando orquestra, em um espetáculo diferente e maravilhoso”. Luíza também expressou sua empolgação com o evento: “Eu adorei a dança e os figurinos das meninas. Foi incrível e emocionante".
Outro espectador, Lucas Almeida, representante comercial que estava a trabalho na capital, aprovou a iniciativa. "Foi a primeira vez que visitei Cuiabá e o Sesi no Parque me deixou uma impressão incrível da cultura mato-grossense. A combinação da música, dança e a celebração da cultura brasileira tornou o evento inesquecível."
A aposentada Elaine Bonfim é frequentadora assídua do evento, enfatizou o impacto cultural do Sesi no Parque. "O Flor Ribeirinha é um tesouro do nosso estado, e vê-los se apresentar ao lado da orquestra é emocionante. O evento é uma oportunidade única de mergulhar na cultura de Mato Grosso. Venho todo mês, procuro saber sobre a programação mensal e trago o meu filho Fábio, 35, que tem deficiência, e aqui é um espaço democrático e inclusivo. Hoje foi ainda mais especial e considero um evento de extrema importância para a população que não tem muito acesso à cultura. Eu e meu filho estamos emocionados.”
O gerente de Inovação Social do Sesi MT, Fernando Pereira, destacou a importância de preservar e celebrar as tradições culturais locais, ao mesmo tempo em que proporcionar diversão e entretenimento para toda a família. “O Sesi no Parque mostrou mais uma vez que a cultura é um elemento vital para o enriquecimento da vida das pessoas e para a construção de uma comunidade mais unida e que aprecia sua cultura”.
Diversão garantida
A programação continuou com a banda MP Rock, que subiu ao palco e não decepcionou. Com um repertório que abrangeu clássicos do rock nacional e internacional, a banda manteve a energia elevada e fez com que o público cantasse e dançasse ao som de grandes sucessos. O encerramento da festa ficou por conta do DJ Clayton 7, que continuou a manter a animação até as 21h30, garantindo que a diversão perdurasse até o final do evento.
Além das atrações culturais, o aniversário da Rádio Centro América trouxe mais alegria ao público. Houve sorteio de brindes, e surpreendentemente, o aniversariante foi quem presenteou os convidados, tornando a comemoração ainda mais especial.
O diretor geral da Rede Mato-grossense de Comunicação (RMC), Ulisses Serotini, enfatizou a importância da escolha desta data. “Celebrar o Dia Nacional da Cultura com a apresentação da orquestra e do Flor Ribeirinha foi mais do que apropriado. “Esta apresentação musical está intrinsecamente ligada à essência da Rádio Centro América FM, que sempre teve como objetivo promover a música e o espetáculo. Ao oferecer este evento aberto, que atraiu uma plateia lotada, a intenção é retribuir o carinho aos ouvintes e agradecer mais uma vez à bem-sucedida parceria com o Sesi.”
Para Alexandre Serafim, superintendente regional do Sesi MT, foi uma festa emocionante que conectou cultura, diversidade e inclusão em um ambiente acessível. “Mais uma oportunidade que o Sesi teve de conectar grandes parceiros como a Bom Futuro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, para população em uma noite fantástica. O Flor ribeirinha já é consagrado mundialmente e junção inédita do talento do grupo com a nossa orquestra ficou fantástico”.
O Sesi no Parque é uma realização do Sesi MT e conta com patrocínio da Bom Futura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio cultural da TV Centro América.
Texto: Viviane Saggin