Robótica e STEAM: entenda como funciona a integração de conhecimento com a diversão
Alcançar resultados diferenciados com os estudantes requer que eles passem por etapas de aprendizagem, exploradas por meio das disciplinas da metodologia STEAM, que combina Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. De forma interdisciplinar, essas áreas de conhecimentos promovem uma aprendizagem integrada que conecta conceitos e habilidades de maneira prática e simples.
Essa abordagem não só permite que os estudantes aprofundem nessas áreas do conhecimento, como também abre portas para estimular o potencial dos estudantes, permitindo que eles descubram suas paixões e talentos enquanto aprendem e, claro, de um jeito muito divertido. A seguir, veja e entenda melhor como cada uma dessas áreas se integram e como tudo isso acontece.
➡️ Ciência: os estudantes iniciam com a pesquisa, que desempenha um papel fundamental no aprendizado científico. Durante essa etapa, os estudantes exploram todos os conhecimentos relacionados ao problema a ser resolvido. Eles mergulham nos fundamentos da eletrônica, da física e da programação, compreendendo como os componentes do robô interagem para realizar tarefas específicas. Essa área inicial é altamente eficaz para despertar a curiosidade e o interesse dos estudantes pelos métodos científicos. Através de experimentos, coleta de dados e análise de resultados, eles são encorajados a questionar, investigar e descobrir novas soluções.
➡️ Tecnologia: durante o processo de aprendizagem, eles têm a oportunidade de explorar e utilizar uma variedade de tecnologias, como sensores, atuadores, motores e engrenagens. E acredite, eles não precisam ser um gênio da computação para isso! Eles aprendem de forma simples e prática como aproveitar essas tecnologias para capturar informações do ambiente e responder a estímulos de forma adequada e funcional. E acredite, essas habilidades capacitam os estudantes não só a construírem os robôs, como também a enfrentarem desafios tecnológicos futuros e a explorarem o potencial da tecnologia para solucionar problemas do mundo real.
➡️ Engenharia: a construção de soluções envolve a aplicação de princípios de engenharia. Nesta área os estudantes aprendem a projetar estruturas e mecanismos, considerando aspectos como estabilidade, resistência e eficiência. Para isso, exploram os princípios da cinemática e da dinâmica, entendendo como diferentes componentes do robô se movem e interagem. Além disso, os estudantes também exploram os conceitos no campo da elétrica, construindo circuitos que são alimentados por eletricidade, permitindo a transmissão, processamento e armazenamento de informações, bem como o controle de funções. Essa área abrange conceitos mecânicos, de automação que por sua vez, estão relacionados à construção e ao estudo do movimento e repouso dos corpos. Ao serem aplicados em projetos, tópicos como força de atrito, Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV) são aprendidos de maneira lúdica, promovendo uma compreensão mais prática. Isso inclui a exploração de detalhes como velocidade e aceleração, entre outros aspectos.
➡️ Artes: a disciplina de artes também é uma importante aliada da educação tecnológica para formar jovens criativos e inovadores. Os estudantes são incentivados a criar, apreciar e aprimorar a estética e o design dos protótipos e construções. Ao longo desse processo, eles são encorajados a explorar sua própria criatividade, personalizando a aparência dos robôs e criando soluções visualmente atraentes. É importante destacar que esses aspectos estéticos são cuidadosamente combinados e equilibrados com a funcionalidade dos robôs. Além disso, o design dos robôs desempenha um papel significativo, sendo considerado um critério de avaliação importante em competições e torneios. Essa abordagem estimula os estudantes a investirem cada vez mais em pesquisa, criatividade e inovação, resultando no desenvolvimento de protótipos cada vez mais funcionais.
➡️ Matemática: por último, mas não menos importante, a disciplina de matemática que permite que os estudantes apliquem na prática os conceitos matemáticos. Através dessa disciplina, eles podem calcular ângulos, distâncias e velocidades dos robôs, utilizando conceitos como geometria e trigonometria. Na Educação Tecnológica, os conceitos matemáticos são frequentemente ensinados de maneira ilustrativa, integrando-os com a ciência, tecnologia e engenharia, e envolvendo até mesmo a linguagem de programação. Essa abordagem permite que os estudantes consolidem seu conhecimento através de estímulos visuais e práticos. Por exemplo, eles podem pesquisar e experimentar o cálculo de velocidade para programar o robô a percorrer uma determinada distância em um tempo específico. A empolgação é perceptível quando observam o resultado final do robô em pleno funcionamento.
Viu só como aprender tem a ver com entretenimento? Ela é uma jornada fascinante de conhecimento, em que os estudantes se tornam os protagonistas de sua própria aprendizagem, desvendando os segredos do futuro por meio da criatividade, inovação, tecnologia e diversão. São eles que têm o poder de moldar o futuro, por meio da metodologia STEAM, são as ferramentas que os guiarão nessa jornada. Se você ficou interessado e curioso para saber mais, clique aqui e descubra um mundo de possibilidades que o Sesi Escola pode te oferecer!
Texto: Rayane Gazola | Jornalista