Projeto Escolhas reúne 300 estudantes do Sesi Escola em jornada de aprendizado e diversão
Um dia de muito aprendizado, diversão, novas amizades e também de reflexão. Assim foi a segunda edição do ano do Projeto Escolhas do Sesi Escola. A iniciativa, desenvolvida há cinco anos pela escola, reuniu 300 estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, juntamente com os estudantes do 9º ano do ensino fundamental em Cuiabá e Várzea Grande, na Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, no Centro Político Administrativo.
Durante todo o dia, os jovens participaram de provas desafiadoras, em três categorias, compondo uma trilha. Para isso, os professores são divididos para elaborar e supervisionar as provas, garantindo uma variedade de desafios em cada circuito.
Já os alunos são organizados em 15 equipes, que alternam entre as três categorias de provas, permitindo que todos participem de cada tipo de desafio ao longo do projeto. Essa experiência promove o aprendizado, o trabalho em equipe e a reflexão sobre as escolhas que fazemos em nossas vidas.
A primeira etapa, Só os fortes, envolve provas de esforço físico intenso, pela qual os participantes enfrentam desafios atléticos que testam sua resistência, como circuitos com agachamentos, passar por túneis, burpee, rolar pneu de trator.
A segunda categoria, Trabalho em equipe, se concentra no trabalho em conjunto. Nelas, os alunos precisam colaborar e resolver desafios conjuntamente, como passar um bambolê em grupo ou equilibrar macarrão nas pernas enquanto pulam.
Na terceira e última, Nada além de 1 minuto, as provas exige precisão e rapidez, já que os participantes têm apenas um minuto para resolver desafios sob pressão. Os processos incentivam a tomada de decisões rápidas e estratégicas, autocontrole.
Autoconhecimento e experiência
Durante a gincana, as equipes funcionam como um time e os membros devem ser respeitar e se ajudar para superar os desafios. Também devem contemplar e apreender com a caminhada. O percurso é mais importante que a chegada. Além disso, os alunos devem ter espírito esportivo, respeitando uns aos outros, aceitando as diferenças e lembrando que todos fazem parte do processo. Para completar, todos devem curtir o momento e se divertir.
Para Júlia Cardoso, 15 anos, do 9º de Cuiabá foi um dia para se divertir e compartilhar com os amigos. "Eu achei muito legal, divertido, cansativo, mas tivemos uma experiência única. Uma comunhão que não costuma acontecer na escola. A prova de resistência foi a mais difícil; minha amiga até machucou o joelho, mas foi uma experiência legal e diferente."
Participando pela segunda vez da iniciativa, Paulo de Oliveira, 16 anos, do 1º ano do Ensino Médio em Várzea Grande aproveitou o dia para descontrair e sair da rotina. "Acho que o projeto é ótimo para relaxar e se sentir mais próximo da escola e dos colegas. É importante para descontrair, pois estudar e fazer provas o tempo todo pode ser estressante. Além de as provas serem desafiadoras, o projeto também ajuda no autorreconhecimento e no alívio do estresse."
Já Guilherme Carvalho, 15, do 1º ano da unidade de Cuiabá estreou na competição e aprovou. “Achei sensacional, principalmente as brincadeiras, muito interativas e didáticas. Foi evidente que tudo foi bem planejado, e cada local que passávamos tinha algo diferente. Foi divertido participar com a minha equipe; criamos laços e valeu a pena estar aqui, conhecer pessoas novas, fazer amizades. Momentos assim cria mais laços.”
Integração e crescimento
De acordo com os organizadores, o evento que já está em seu quinto ano de execução, continua a inspirar, educar e unir os jovens, proporcionando valiosas lições para a vida e promovendo a formação de laços duradouros.
O coordenador do Ensino Médio da unidade de Várzea Grande, Lieberman Viana, destacou o processo de integração entre os alunos de diferentes unidades de ensino. O intercâmbio entre eles fortaleceu os laços de amizade, colaboração e enfrentamento de desafios. “Os alunos valorizam essa parceria entre as unidades, e o Projeto Escolhas é aguardado com entusiasmo a cada ano, visto como uma oportunidade de união e crescimento.
A psicóloga Luana Peralta, engajada no projeto, sublinhou o significado do nome "Escolhas," que reflete as decisões difíceis enfrentadas pelos alunos, exigindo esforço, trabalho em equipe e decisões rápidas sob pressão. "A iniciativa realça a importância de fazer escolhas mais assertivas, mesmo quando os resultados não são garantidos, e enfatiza o aprendizado constante com essas experiências."
Texto: Viviane Saggin