Leitura em pauta: estudantes encontram-se com autor para debater sobre o processo criativo
Os estudantes do Sesi Escola Cuiabá tiveram um dia com o autor e, no encontro, puderam conversar sobre como se cria um hábito de escrita, como funcionam os processos criativos e quais inspirações e motivações seguem um profissional da escrita durante a produção de uma obra. O autor convidado para participar foi Daniel Santos de Souza, que também é poeta e junto com seu filho, Arthur Henry Amaral Souza, publicou o livro infanto-juvenil "A Centopéia que quebrou o pé".
A ação foi uma alusão a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, comemorada entre 23 e 29 de outubro. Uma ocasião especial e que converge a proposta pedagógica da escola, que é incentivar a leitura por meio de vários métodos diferentes e que utilizem da ludicidade, bem como aplicação prática e prazerosa dos conhecimentos.
No início do bate-papo, o autor contou um pouco da sua trajetória ao longo da concepção da história, que fala sobre o desafio de uma centopeia que machuca um dos pés ao descer da árvore e cai em uma tristeza absoluta e se isola. Ela era a figura que levava alegria para a floresta e, após o enfrentamento de um conjunto de obstáculos de âmbito pessoal, ela retoma a alegria de viver com os 99 pés restantes. Vale lembrar que as ilustrações da publicação ficaram por conta do filho do escritor, Arthur Henry Amaral Souza.
“Queremos parabenizar o Sesi Escola pela iniciativa. Ficamos felizes de participar da atividade pedagógica que transfere o autor do mundo imaginário do leitor para a vida cotidiana do leitor. Na ocasião, tivemos a oportunidade de falar sobre uma obra que teve grande significação para nós, pai e filho. Também nos foi oportunizada a possibilidade de levar os alunos a refletirem e navegarem sobre o mundo imaginativo no autor”, afirma Daniel Santos de Souza.
Os resultados esperados com a ação são o aumento do incentivo à leitura, ampliação do acesso aos autores e compartilhamento de experiências. O incentivo ao hábito da leitura está presente em iniciativas realizadas nas salas de aula, na biblioteca e em outros espaços do Sesi Escola. Ao longo do ano, os estudantes têm contato com diferentes gêneros de texto por meio de atividades práticas de contação de histórias, hora do conto, escrita coletiva, entre outras. Desse modo, aprendem de maneira lúdica e agradável.
Texto: Caroline Rodrigues