Voltar

Magia e emoção: Espetáculo de dança com mais de 100 crianças faz público relembrar brincadeiras da infância

26/10/2023 - 16h53
fábrida de brinquedos
Com a casa completamente lotada, o evento contou a
história do Senhor Gerdal e sua mágica fábrica

O ballet clássico, uma forma de arte universal e intemporal, continua a encantar o público com sua beleza e graciosidade, e esse encanto se desdobrou no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa, durante o espetáculo "Fábrica de Brinquedos". O show, apresentado por mais de 100 talentosas bailarinas e um único dançarino do curso extracurricular de ballet e jazz do Sesi Escola, na noite de terça-feira (25), cativou a todos os presentes com uma experiência lúdica e inspiradora.

Com a casa completamente lotada, o evento contou a história do Senhor Gerdal e sua mágica fábrica, em 33 atos, que fez a plateia relembrar as brincadeiras e as músicas da infância. Todas as noites, quando as portas se fechavam e as luzes se apagavam, os brinquedos encantados, como bonecas, bolas, jogos, ursinhos e petecas ganhavam vida, levando o público a uma emocionante aventura. Os quebra-cabeça, dominó, cubo mágico, Super Nintendo, Mario Bros, bambolês e bolas de sabão fizeram parte desse mundo encantado de brinquedos, onde a imaginação se fundiu com a dança, criando um espetáculo cheio de magia e emoção.

Neste ano, a escola adotou uma abordagem especial ao realizar uma campanha social de arrecadação de brinquedos, que foi um grande sucesso. Foram arrecadados 556 brinquedos, que serão doados a crianças menos privilegiadas, tornando o Natal delas um pouco mais brilhante.

fábrica de brinquedos
Maria Valentina Araújo, 9 anos, da unidade de Várzea Grande,
mostrou toda a sua graciosicade com o figurino de peteca

Maria Valentina Araújo, 9 anos, da unidade de Várzea Grande, faz ballet há quatro anos e demonstrou toda a graciosidade no palco. Ao final, estava esfuziante. “Eu amo ser bailarina. Este foi o primeiro grande espetáculo do ano e foi incrível! Eu estava nervosa, mas a professora nos ajudou a nos sentirmos confiantes. Uma experiência inesquecível."

Apostando nas aulas de jazz para driblar a timidez, há cerca de quatro anos, Ana Julia Neves, 14, do Sesi Cuiabá, agora, se sente mais preparada para se comunicar e também mais saudável. Após o espetáculo, a ansiedade deu lugar ao alívio de ter feito uma bela apresentação. “Antes estava bem nervosa, mas tentei me concentrar, distrair com as amigas e deu tudo certo”.

fábrica
Cristiane e o filho André comemoraram juntos o sucesso
da apresentação; ele encenou seis diferentes atos

O pequeno André Costa, 10, único bailarino do espetáculo frequenta as aulas de ballet há três anos, e neste decidiu se dedicar também ao jazz. Na Fábrica de Brinquedos, ele encarou o desafio de encenar seis atos, com trocas de figurino, coreografias distintas, e tudo com muita simpatia e graciosidade, arrancando aplausos e sorrisos da plateia. “Desde muito pequeno eu gostava de dançar. Hoje, me senti muito feliz e realizado no palco”.

Visivelmente emocionada a mãe, Cristiane, vibrou com a conquista do filho. “Estou orgulhosa, porque todo o processo foi muito desafiador. Quando a professora propôs seis personagens pensei que talvez ele conseguiria. Havia trocas de roupas, diferentes coreografias, patins em cena. Mas ele está de parabéns, tirou de letra”, confessou a produtora de evento, destacando que a avó do menino veio do Paraná, exclusivamente, para conferir de perto a performance do pequeno grande astro da família.

Simone Guedes, mãe da Maria Clara, 6 anos, destacou que já participou de diversos eventos da escola, como Dia das Mães e da família, mas que desta vez, foi especial. “Foi inigualável, uma das apresentações mais lindas que eu já presenciei, e ver minha filha dançar em um teatro como esse é uma realização e tanto. Estou imensamente orgulhosa dela e grata pela oportunidade proporcionada pelo Sesi Escola.”

fábrica de brinquedos
O pequeno André Costa, 10, único bailarino do espetáculo
frequenta as aulas de ballet há três anos

Narrativa lúdica

A dedicação das professoras Rejane Tessaro (Cuiabá) e Luciana Ojeda e Andelice Dourado (Várzea Grande) foi evidente na elegância e na habilidade demonstrada pelos jovens dançarinos. Desde a concepção do espetáculo às coreografias envolventes e figurinos coloridos e divertidos, elas criaram juntas o show, deixando imergir ao público em uma narrativa lúdica. Desde o início do ano, trabalharam a temática em sala.

Falando em nome da equipe, Andelice expressou sua gratidão às alunas e suas famílias. "Todas as crianças estão bem-preparadas e muito felizes. Um dia muito emocionante para todos nós, é o momento de mostrarmos todo o nosso trabalho e é no palco que fazemos isso. Estou incrivelmente orgulhosa das minhas alunas. Elas trabalharam duro e superaram desafios. Este espetáculo é um marco em suas jornadas"

O superintendente regional do Sesi MT, Alexandre Serafim, lembrou que o evento não apenas celebra a dança, mas também inspira a comunidade escolar a apoiar e nutrir o talento e a paixão das crianças pela arte. “Agradeço a parceria e a confiança das famílias ao sistema Sesi de Educação. Hoje é mais uma prova do compromisso da instituição com o desenvolvimento dos nossos estudantes, proporcionando uma noite de magia, encanto e emoção que permanecerá na memória de todos”.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555