Colaboradores do Sesi Escola recebem formação para melhorar planejamento e atendimento dos alunos
Os colaboradores do Sesi Escola de Cuiabá e Várzea Grande fizeram uma formação para melhorar o planejamento e a rotina escolar no sábado (21) na unidade de Cuiabá. A ação foi focada em atividades práticas para que os participantes tivessem a oportunidade de aplicar o conhecimento aprendido nos dilemas enfrentados diariamente no trabalho.
O público-alvo da formação era formado de assistentes de Desenvolvimento de Alunos com Deficiência (Adad), assistentes de coordenação, inspetores e porteiros. Eles desenvolveram atividades de grupo, nas quais usaram, principalmente, duas metodologias.
A primeira delas é o Estudo de Caso, no qual a situações são apresentadas e os participantes precisam atuar na definição de estratégias, planejamento e atitudes que possam sanar as questões identificadas. Já a segunda é a investigação prática, na qual os grupos precisam refletir sobre as suas atividades e, desse trabalho, extrair problemas e questões a serem resolvidos em grupo a partir do conteúdo teórico aplicado.
Segundo a neuropsicóloga, psicopedagoga e analista do Serviço de Social da Indústria (Sesi), Raélita Marques, essas atividades não servem apenas para reforçar o aprendizado, elas desenvolvem habilidades analíticas e de resolução de problemas, o que é fundamental para qualquer profissional atuante no ambiente educacional.
Na opinião da profissional, que ministrou a formação, os colaboradores do Sesi Escola demonstraram envolvimento e interesse no decorrer dos trabalhos e aproveitaram a ocasião para debater sobre os conflitos, impasses e ações do dia a dia, bem como compartilhar experiências.
Texto: Caroline Rodrigues