Voltar

Alunos do Sesi Escola e Senai são destaque na XV Mostra Estadual de Ciências, Tecnologias e Inovação

19/10/2023 - 10h29
trofeu
Troféu da XV Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia
e Inovação. Foto: divulgação

Sete projetos dos alunos do Sesi Escola e do Senai foram premiados durante a XV Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, cujos resultados foram divulgados no final da tarde dessa quarta-feira (18). Dentre os selecionados, um deles, o SOS Agro, realizado por alunos do Sesi Escola Várzea Grande, abocanhou 3 premiações: o de melhor projeto de Economia Criativa do Ensino Médio, o de melhor projeto do Agro – patrocínio Farmun – e ainda foi eleito para receber uma bolsa de estudos por um ano da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) no valor de R$ 300 mensais.

Também performou entre os primeiros lugares da amostra o projeto Aqua-Radar, produzido pelos alunos do Senai Distrito Industrial, em Cuiabá. Eles foram vencedores da categoria de melhor projeto de engenharia do Ensino Técnico, lugar que no ano anterior também foi ocupado por alunos da mesma unidade, que se consagrou como bicampeã na área no evento.

Os demais vencedores foram contemplados com bolsas de estudo da Fapemat. No rol, estão o SOS Agro (Sesi Escola Várzea Grande), Além dos Olhos (Sesi Escola Várzea Grande), Biodigestores de Fezes Animais (Sesi Escola Várzea Grande), Oásis (Sesi Escola Várzea Grande), Ecopontos (Sesi Escola Várzea Grande).

O professor de Matemáticas e tecnologias, Wilton Souza, disse que estava muito orgulhoso dos alunos e feliz com a conquista deles. “Eles trabalharam fora do horário de aula e se dedicaram muito para chegar ao resultado. Desde o começo do ano, os grupos estão aperfeiçoando o trabalho”, explica.

Souza lembra que a escola trabalha com o protagonismo dos estudantes desde o começo ano e com as provas integradoras, vai construindo os projetos que foram inscritos no evento. Neste ano, os alunos trabalharam como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e foram provocados a escolher um deles e propor soluções dentro da comunidade para eles.

“Eu observo que atualmente os alunos gostam mais de propor projetos relacionados a área técnica e engenharias por conta das diretrizes do Novo Ensino Médio. Contudo, os trabalhos em outras áreas também florescem com é o caso do projeto Além dos Olhos, que trabalha com o acesso a óculos para os alunos de escola pública”, relata.

Projetos vencedores da XV Mecti

SOS Agro

A proposta do trabalho é criar um sensor que informa se o solo está mais propenso a ter pragas. O protótipo foi criado para ser instalado nas colheitadeiras e evitar custos de manutenção a partir da programação de arduíno consegue informar o operador da mudança da coloração do solo, o que pode indicar com luzes e bipes qual a distância dos objetos em relação aos dentes da máquina.

VEJA CLIPE DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO NA MOSTRA:

Aqua Radar

O projeto Aqua Radar consiste em um sistema de monitoramento de abastecimento de água para empresas, casas, condomínios e escolas, por exemplo. Os alunos criaram um dispositivo que informa o nível da água no reservatório, bem como a situação da bomba de abastecimento para que a falta de abastecimento não prejudique a produção.

Conforme pesquisa feita pelos estudantes, muitas fábricas possuem a bomba, mas não têm um controle do total de água nos reservatórios. Então, muitas vezes eles são surpreendidos pelo desabastecimento, principalmente porque a única forma de controle é a presencial, ou seja, o colaborador precisa verificar a situação visualmente.

No projeto, o grupo ainda incluiu a criação de um app, que ofereceria o monitoramento e possibilidade de se ligar a bomba d’água de forma móvel.

VEJA CLIPE DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO NA MOSTRA:

Categorias e premiações

A Mostra Estadual de Ciências, Tecnologias e Inovação é um evento organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e o Instituto Farmun.

Foram premiadas as categorias Ensino Fundamental (8º ao 9º ano), Ensino Médio e Ensino Técnico nas subcategorias Ciências, Engenharias e Economia Criativa. Todos os vencedores em 1º lugar ganharam troféu e um smartphone.

O Instituto Farmun também premiou o melhor projeto do setor de Agro com um computador e ainda teve a distribuição de bolsas da Fapemat, no valor de R$ 300 mensais por um ano para os 20 projetos mais pontuados.

Veja o 1º lugar nas categorias

mostra
Alunos comemorando o resultado da competição.
Foto: divulgação

Ensino Fundamental

  • Ciências: Roboticagem – Aprendendo robótica com materiais recicláveis / Escola Estadual Creuslhi de Souza Ramos – Confresa
  • Economia Criativa: APP Cuiabá Verde / Escola Estadual Professora Ana Maria do Couto – Cuiabá

Ensino Médio

  • Engenharias: Análise da Aplicabilidade da Glicerina no Processo de Biodigestão Anaeróbica / Colégio Ibero Americano – Cuiabá.
  • Economia Criativa: SOS Agro / Sesi Escola Várzea Grande
  • Ciências: Plantar para Colher no Futuro/Escola Estadual José Aparecido ribeiro – Nova Mutum

Ensino Técnico

  • Engenharias: Aqua Radar – Senai Distrito Industrial – Cuiabá
  • Ciências: Dellas Aromas: inseticida natural de matérias orgânicas / Escola Técnica de Tangará da Serra
  • Economia Criativa: Ambutech / Escola Técnica de Rondonópolis e Pingo do Conhecimento: desenvolvendo habilidades através de games / Escola Antônio Cesário Figueiredo Neto – Cuiabá.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555