Voltar

5º Torneio Interno de Robótica reúne 50 equipes e movimenta o Sesi Escola nesta semana

17/10/2023 - 14h48
tir
Competidores enfrentam 15 missões na mesa, com os robôs
feitos inteiramente de peças de lego. Foto: Divulgação

A semana será movimentada no Sesi Escola em Mato Grosso. Nas próximas quinta e sexta-feira (19 e 20), o 5º Torneio Interno de Robótica promete reunir aproximadamente 240 estudantes de 50 equipes das unidades de Cuiabá e Várzea Grande em um evento eletrizante. A competição tem como base a modalidade FIRST Lego League (FLL), conhecida por estimular o desenvolvimento de soluções para problemas da sociedade moderna e aprimorar habilidades entre alunos com idades entre 9 e 16 anos.

Durante o torneio, os jovens competidores enfrentam 15 missões na mesa, com os robôs feitos inteiramente de peças de lego, com o objetivo de resolver desafios ligados à temática “Super Powered", focada em projetos relacionados à energia, como ela é distribuída, armazenada e usada, proporcionando uma competição de exploração científica.

“As missões podem ser realizadas em qualquer ordem. Não é necessário completar todas, a meta é fazer a maior pontuação possível durante o round, que dura dois minutos e meio. Cada equipe disputa três rounds oficiais e o de melhor pontuação é o que conta”, explica o analista de Educação do Sesi MT, Carlos Juliani, ressaltando que a FLL é porta de entrada no fantástico mundo da robótica

Uma das atrações será o Tio Matheus, conhecido pelos Torneios Regionais, Nacionais e Internacionais, famoso pelo seu "passinho da Galinha", DJ e os robôs Megatron e Bumblebee – que fazem a alegria da criançada, além das participações especiais das equipes Tucaré, da modalidade F1 in Schools, da Dumonters do Sesi Escola Várzea Grande, da modalidade FIRST Tech Challenge (FTC), e da Agrobot, do Senai Várzea Grande, que compete na categoria First Robotics Competition (FRC).

torneio
A meta é fazer a maior pontuação possível durante o round,
que dura dois minutos e meio. Foto: Divulgação

Tem arte na robótica

O evento se destaca por promover o ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (Steam) no ambiente escolar, contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais essenciais para a vida.

Porém, antes do torneio propriamente dito, os estudantes passaram por avaliações em salas, que incluíram o Projeto de Inovação, o Design de Robô e a Programação, Estratégia e os Core Values. Todos com a temática da temporada 2023/2024 do FLL Challenge, batizada de Masterpiece (arte), que desafia os estudantes a explorar o universo das artes e a pensar como o teatro, cinema, música e design pode unir as pessoas e permite criar o futuro.

Para além do desempenho nas mesas de competições e dos projetos de inovação, os alunos devem mostrar que são bons em apresentação. Eles precisaram convencer os juízes da competição sobre as suas ideias, no trabalho em equipe e nos valores humanos que descrevem o modo de atuar em conjunto valorizando o respeito mútuo entre as demais equipes.

torneio
Cinquenta equipes das unidades de Cuiabá e Várzea Grande
em se encontram um evento eletrizante. Foto: Divultgação

Dois dias e 16 horas de competição

O torneio em Cuiabá envolve 26 equipes, distribuídas em dois grupos. No Fundamental I, são 12 times que abrangem alunos do 3º ao 5º ano. No Fundamental II, participam 14 equipes. Para chegar às equipes participantes, foram avaliadas mais de 90, demonstrando o incrível comprometimento e talento dos alunos.

No dia 20, a competição ocorre na unidade de Várzea Grande, com a participação de 24 equipes, divididas igualmente entre o Fundamental I (3º ao 5º ano) e o Fundamental II. Uma novidade neste ano é a presença de uma escola convidada muito especial, a E. E. Prof. Heliodoro Capistrano Da Silva, com sua equipe de Robótica Heliobot Technology.

“Eles são apadrinhados pela equipe Dumonters, que tem contribuído com doações de tapetes, orientação nos processos da FLL e do TIR, fornecendo dicas, auxiliando e ensinando”, informa Carlos Juliani, destacando que além disso, os estudantes convidados também participarão do TIR, promovendo o espírito de coopetition (cooperação e competição) entre as escolas.

A gerente de Educação do Sesi MT, Simone Cruz, destaca que o torneio promete ser um evento incrível e expressa sua ansiedade para testemunhar o desempenho e as conquistas de todas as equipes. “Esta atividade não apenas celebra a criatividade e habilidades dos alunos, mas também fortalece o compromisso do Sesi Escola com a educação Steam e o desenvolvimento de futuros líderes na área da tecnologia e inovação”.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555