Certificado internacional: estudantes fazem teste de proficiência em língua inglesa
Os alunos do Novo Ensino Médio do Sesi Escola Cuiabá fizeram a avaliação Toeic (Test do English for International Communication). A prova é um exame de proficiência em língua inglesa para estudantes que não possuem o idioma anglo-saxônico como materno. Além de importante para avaliar os conhecimentos, o certificado é um diferencial no mercado de trabalho, bem como é exigido por algumas instituições internacionais como critério de acesso, o que o torna valioso para os estudantes que têm o objetivo de seguir carreira, profissional ou acadêmica, no exterior.
A professora Cristina Pontes explica que o teste, aplicado na segunda-feira(9), mede as habilidades do estudante com a língua inglesa e foi ofertado aos estudantes que conseguira superar a nota de corte na avaliação do Sesi Nacional. Dessa vez, os alunos do terceiro anos foram contemplados com a prova. Contudo, em novembro, os segundos anos passarão pelo Toeic, que tem como instituição aplicadora a Mastertest.
O estudante Pedro Antônio Faria Martins participou da prova e disse que teve um bom desempenho na parte de escuta, na qual ouviu falas em diversos contextos e, em seguida, precisou demonstrar a compreensão dos áudios nas questões propostas. Já na parte de leitura, ele achou desafiadora e proveitosa, uma vez que pode ler frases normais e com gírias, o que é importante para quem tem vontade de morar fora do país, onde terá que interagir em diferentes ambientes, em conversas formais e informais.
“O resultado da prova também será importante na minha vida profissional, pois eu faço estudo técnico e na área de programação, na qual quero atuar, existe o uso predominante do inglês como linguagem”, afirma.
Para estudante Raquel de Toni Cruz, a avaliação terá resultados práticos no decorrer da vida acadêmica. “Eu tenho interesse em fazer faculdade e entrar em um programa de graduação – sanduíche (onde o curso é feito parcialmente no Brasil e parcialmente no exterior). Sendo assim, o certificado irá me ajudar muito”, relata.
Outros estudantes rumo ao exterior
O Sesi Escola Cuiabá já tem um estudante que conseguiu uma bolsa de estudos no valor total da mensalidade nos Estados Unidos. Lucas Jackson Barroso Gonçalves, 19 anos, será, no ano que vem, o novo estudante da Franklin &Marshall College, localizada em Lancaster, na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Ele foi estudante do Novo Ensino Médio (NEM) do Sesi Cuiabá e realizou o que para muitos é um sonho, cursar uma faculdade no exterior.
LEIA MAIS:
Texto: Caroline Rodrigues