Voltar

Estreia nos palcos: Alunos de música e Libras do Sesi Escola abrem espetáculo O Pequeno Príncipe, no Parque das Águas

16/10/2023 - 11h59
sesi no parque
Ao todo, cerca de 60 alunos das unidades de Cuiabá e
Várzea Grande fizeram parte do show.

Um espetáculo cultural tomou conta do Parque das Águas em Cuiabá, no sábado, 14, reunindo inúmeras famílias, adultos e crianças. O evento especial, que homenageou a obra icônica de Antoine de Saint-Exupéry, "O Pequeno Príncipe", foi marcado pela atuação da Orquestra Sesi MT e da Cia Teatro Mosaico. No entanto, antes do grande concerto, o palco foi ocupado por talentosos estudantes do Sesi Escola, que driblaram o nervosismo e a ansiedade e brilharam em sua estreia perante o público.

O evento foi uma atividade extraclasse, parte das aulas de música (violão e violino) e de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que permitiu aos alunos vivenciarem a emocionante experiência de se apresentar diante de uma grande plateia. Ao todo, cerca de 60 alunos das unidades de Cuiabá e Várzea Grande fizeram parte do show.

A pequena Ana Isa de Lima, de 10 anos, estudante do 4º ano do ensino fundamental em Várzea Grande, compartilhou sua empolgação com a experiência. "Hoje, eu amei a apresentação. Sempre me interessei por Libras, e quando minha mãe soube das aulas na escola, eu decidi fazer. O que eu mais gosto é poder me comunicar com as pessoas surdas e ajudá-las", disse.

sesi no parque
Curso de Libras é ofertado nas unidades do Sesi Escola
desde 2011, focando na inclusão e ludicidade.

A professora de Libras, Marilea Oliveira, expressou profunda satisfação com o desempenho dos 30 alunos envolvidos no inspirador projeto "Sonata das Mãos", que encantaram o público com a execução de duas músicas.

Ela lembrou que este projeto é parte integrante da grade de cursos da escola desde 2011, focando intensamente na ludicidade, inclusão e desenvolvimento, com um impacto notável na concentração dos participantes. “É muito gratificante receber os relatos dos alunos sobre as melhorias significativas em suas habilidades de comunicação, demonstrando um crescente senso de empatia em suas interações com a comunidade”.

Com repertório dos clássicos do rock, os alunos do curso de violão ganharam destaque. Emily Dezem, com 14 anos, aluna do Sesi Cuiabá, se apresentou com 14 colegas da turma. "Essa foi a primeira apresentação em espaço público, e a preparação vem desde o início do ano. Foi uma ótima performance, ainda mais sendo uma seleção de músicas escolhida por nós, o que tornou a experiência mais divertida", compartilhou a jovem frequenta às aulas desde 2019.

Um tributo à literatura e à infância: Sesi no Parque celebra O Pequeno Príncipe, com orquestra, atores e bonecos

sesi no parque
O evento contou ainda com apresentação dos alunos do
 curso de formação ao violino.

Com apenas 7 anos e estudante do 4º ano da unidade de Cuiabá, Gabriel Lopes descreveu sua emoção durante a apresentação: "Eu cheguei no palco e fiquei assustadíssimo com a quantidade de pessoas na plateia. Mas quando comecei a tocar, percebi que não poderia parar. Quando terminei, pensei: os ensaios valeram a pena. Estou muito feliz", contou entusiasmado, que começou as aulas de música há cerca de um ano e meio ano e já se destaca pela desenvoltura com o instrumento.

A gerente substituta da unidade de Cuiabá, Luciana Lima, ressaltou a importância dessa experiência, afirmando que é uma vivência que eles precisam ter com o público. “O show não apenas proporcionou uma experiência valiosa para os alunos, mas também demonstrou o talento e a dedicação deles. O evento foi um grande sucesso, e a comunidade escolar tem todos os motivos para se orgulhar desses jovens aprendizes, artistas em ascensão”.

sesi no parque
Alunos de violino deram show à parte, com técnica e 
graciocidade. Fotos: Viviane Saggin

De acordo com ela, a música auxilia na formação de personalidade das crianças. “Eles aprendem a respeitar as diferenças, cada qual toca um instrumento, e cada um tem seu timbre e hora certa para tocar, além ajudá-los a superar suas próprias limitações e a ter generosidade. Eles formam um grupo, então para que a equipe se destaque, ninguém pode aparecer individualmente.

Formação cultural

O evento contou ainda com apresentação dos alunos do curso de formação ao violino – musicalidade como ferramenta do desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho na cultura, conduzido pela professora Yndira Villarroe, licenciada em Música e graduanda em Bacharel em Cordas Friccionadas.

Realizada por meio do setor de Inovação Social, Cultura e Economia Criativa, junto à lei de incentivo à cultura e mantida pela empresa Bom Futuro, a iniciativa visa a promoção da formação integral para a vida e o trabalho, qualidade de vida das comunidades e a democratização do acesso à formação cultural para o desenvolvimento da Industria Criativa de Mato Grosso.

Textos e fotos: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555