Steam: estudantes transformam feira em palco fértil para negócios
Negócios sendo realizados em um ritmo frenético. Assim foi a Feira de Empreendedorismo Steam, realizada no sexta-feira (6), no Sesi Escola de Várzea Grande. Enquanto os alunos estavam a postos à espera dos clientes e com discurso de venda na ponta da língua, os pais e convidados eram convencidos de que naquela barraca podiam fazer uma compra vantajosa.
E a oferta de produtos era variada. Brinquedos, sabonetes artesanais, itens de aromaterapia, peças de decoração, alimentos e até massagens para o relaxamento dos ombros e liberação dos bolsos dos visitantes. Uma verdadeira jornada do cliente, que foi pensada desde a concepção do produto pelos estudantes durante as atividades curriculares.
A gerente da unidade, Luciana Brandão, saudou os participantes e deu início aos trabalhos. Ela falou sobre a importância em se desenvolver o empreendedorismo e como a atividade, diluída nas disciplinas, converge com o princípio da escola, que aprender fazendo. Ao aplicar o conhecimento no mundo prático, as crianças e jovens puderam vivenciar desafios reais e que serão frequentes no dia a dia deles quando enfrentarem o mercado de trabalho.
E depois das falas de abertura, os jogos se iniciaram.
Na pista, as comercializações eram feitas e, no palco, diversas atrações envolviam os participantes. Flauta doce, violino e balé foram algumas das apresentações, que atraíram os participantes e mostraram aos estudantes a oportunidade de empreender no ramo de economia criativa.
Dentro das barracas, as técnicas de venda eram aplicadas pelos pequenos e os não tão pequenos. E valia de tudo, desde a defesa dos benefícios do produto até apelar para os laços familiares. Os adultos que não estavam comprando, estavam ajudando. Eles acompanharam os pequenos na busca ativa, mesa a mesa, e também assumiram o caixa.
Sayane Marquesi estava na escala de caixa na barraca do filho dela, o Henrique, que vendia itens de aromaterapia. Ela conta que o filho dela está na escola desde o ano passado e, naquela ocasião, ele participou do evento, que foi mais tímido. “Eu fiquei impressionada com a quantidade de pessoas e barracas e fico muito feliz em participar”, afirmou.
Para Marquesi, as atividades tanto do dia da feira, como as que antecedem o evento, servem para preparar as crianças. “Eles aprendem bastante e absorvem o espírito empreendedor. É bom ver ele se dedicando e ansioso com o grande final do projeto, que é a feira”, acrescenta.
As vendas seguiram constantes até as 9h, quando, pelo microfone, o locutor avisou que o evento se aproximava do fim. Então, foi a hora das megapromoções. Tinha brigadeiro na promoção do compre 3 e pague 2, além da versão estudantil do “deu a louca no gerente”. Com o tempo se esvaindo, foi a hora de lançar mão de estratégias para não ficar com nada no estoque.
Projetos – As equipes de robótica do Sesi Escola de Várzea Grande marcaram presença no evento. A 2ª geração da equipe robótica Dumonters – Marianne, Heloísa e Guilherme- apresentou os resultados já alcançados pela equipe em eventos nacionais. Ainda estavam presentes as equipes da First Lego League – que constrói robôs a partir de peças de lego – e lançamento de foguetes.
Texto: Caroline Rodrigues