Voltar

Sesi MT e Iguá Saneamento iniciam projeto de letramento digital e aperfeiçoamento em Língua Portuguesa para colaboradores

06/10/2023 - 12h04
Iguá
Nessa primeira fase, aproximadamente 30 funcionários
serão os beneficiados com o projeto. Foto: Viviane Saggin

O Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e a Iguá Saneamento Cuiabá iniciaram um projeto de letramento digital e aprimoramento em Língua Portuguesa voltado para os colaboradores da companhia. A iniciativa pioneira tem como missão proporcionar oportunidades educacionais e elevar o nível de escolaridade dos trabalhadores.

Nessa primeira fase, aproximadamente 30 funcionários, incluindo encanadores e operadores de tratamento, serão os beneficiários dessa ação que visa inicialmente capacitar e preparar esses profissionais para ingressar nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi Várzea Grande.

A gerente de Educação do Sesi MT, Simone Cruz, explicou que o principal objetivo dessa etapa inicial é promover o letramento digital entre os colaboradores, capacitando-os a utilizar recursos tecnológicos em suas rotinas de estudo e vida cotidiana. "Queremos que os colaboradores reconheçam e dominem as ferramentas digitais que fazem parte de nosso dia a dia, desenvolvendo habilidades essenciais para o estudo a distância e aplicando conceitos tecnológicos para aprimorar suas competências acadêmicas", destacou Simone.

Após concluírem com sucesso esta fase de letramento digital, os colaboradores estarão prontos para ingressar nas turmas da EJA e conquistarem o diploma de conclusão do ensino médio. A empresa expressa sua intenção de ampliar esse projeto no próximo ano, abrangendo um número maior de colaboradores.

Angélica Corrêa, coordenadora de Recursos Humanos da Iguá Saneamento, enfatiza que a empresa está comprometida em promover inclusão, equidade e desenvolvimento do conhecimento entre seus colaboradores. Ela ressaltou: "Queremos que nossos funcionários explorem ao máximo as plataformas e tecnologias disponibilizadas pela empresa, e que esse conhecimento adquirido também contribua para o desenvolvimento pessoal deles, possibilitando evolução tanto na esfera profissional quanto na pessoal”.

De acordo com ela, a empresa acredita que o resultado desse projeto se traduzirá em colaboradores mais satisfeitos e engajados, contribuindo para um ambiente de trabalho mais produtivo e harmonioso. “Além disso, a obtenção do diploma do ensino médio abrirá portas para muitos funcionários participarem do programa interno de recrutamento, permitindo-lhes buscar novas oportunidades de carreira e crescer junto com a empresa. Com a parceria entre o Sesi e a indústria, é esperado que esse projeto alcance sucesso e proporcione resultados excelentes, beneficiando tanto os colaboradores quanto a empresa”.

Iguá
Iniciativa pioneira tem como missão proporcionar oportunidades
 educacionais e elevar o nível de escolaridade dos trabalhadores

Reconhecimento de Saberes

Na oportunidade da apresentação do projeto para os trabalhadores, Simone Curz explicou que a EJA adota a Metodologia de Reconhecimento de Saberes, em que o processo de ensino de trabalhadores é baseado no conhecimento e nas competências desenvolvidas ao longo da vida.

O método pressupõe que o adulto, embora não tenha seguido o percurso da escolarização formal, continuou adquirindo saberes e desenvolvendo competências e habilidades. “Buscamos superar a cultura pedagógica que impõe aos cursos de EJA os mesmos parâmetros da escola tradicional, como se os adultos devessem percorrer os caminhos do itinerário educativo não vivenciado quando crianças e adolescentes”.

Ela lembrou que o adulto acumula variedade de experiências que pode resultar em recurso enriquecedor para a aprendizagem, por isso o processo de Reconhecimento de Saberes tem como objetivos identificar as competências adquiridas ao longo da vida e verificar os resultados da sua experiência de trabalho e de formações não certificadas, permitindo que sejam validadas e certificadas. “Muitos concluem a etapa e recebem o diploma em poucos meses, essa é uma grande vantagem para os trabalhadores”, enfatizou.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555