Voltar

Parceria com Farmun vai oferecer aos alunos do Sesi Escola vivência em Agroindústrias

05/10/2023 - 14h50
Farmun
Superintendente do Sesi, Alexandre Serafim, apresenta
produtos do Sesi. Foto: divulgação

O Serviço Social da Indústria (Sesi) em Mato Grosso e o Instituto Farmun firmaram uma parceria para realização de farmdays, ou visita às fazendas e unidades que desenvolvem o agronegócio de forma guiada, para os alunos do Sesi Escola de Mato Grosso das unidades de Cuiabá, Várzea Grande e, futuramente, de Sorriso, onde o processo construção de uma filial está em andamento. O objetivo do trabalho é desmistificar o setor do agronegócio, bem como apresentar as inúmeras oportunidades de trabalho e carreiras que estão atreladas a produção e vão muito além da lavoura.

A primeira reunião de alinhamento aconteceu nesta quarta-feira (24) na sala de reuniões do Sistema da Federação da Indústria de Mato Grosso (SFiemt). Representando o Sesi estavam presentes o superintendente da entidade, Alexandre Serafim, o gerente de Desenvolvimento de Negócios do Sesi, Weslley Teixeira, o gerente da Unidade do Sesi em Rondonópolis, Sidiney Rossa, e a coordenadora da superintendência do Sesi, Naremberg Rondon. Já representando o Farmun estavam a presidente, Letícia Scheffer, o diretor-executivo, Michel Muniz, e a coordenadora-administrativo, Ana Paula Alberti.

Serafim abriu a reunião falando sobre o interesse das unidades educacionais do Sesi em participar de experiências como o farmday. Ele explicou que uma das diretrizes das escolas e dar elementos e conhecimentos suficientes para que as crianças e adolescentes façam escolhas maduras e assertivas sobre a carreira e profissão. Dentro desse contexto, o superintendente lembrou que a vocação econômica de Mato Grosso é a agroindústria e, muitas vezes, as pessoas não conseguem entender a dimensão dos negócios e das oportunidades de trabalho da cadeia, que hoje gira em torno da tecnologia.

Farmun
Reunião rendeu parceria para formação de alunos.
Foto: divulgação

“Não é só falar sobre o assunto, é ver como as coisas são. Falar com pessoas que estão na área e entender as possibilidades de trabalho. O mundo mudou e as profissões precisam se adequar para atender às novas necessidades. Algumas são adaptadas e outras são criadas. O fato é que temos um déficit de mão de obra de um lado e um grupo de jovens que querem começar a carreira de outro. Queremos que eles sejam preparados para escolher”, afirmou.

A presidente do Farmun, Letícia Scheffer, falou que o instituto já tem uma expertise neste tipo de trabalho e está conectado com diversas fazendas, unidades administrativas e fábricas.  Acrescentou que o Farmun faz roteiros personalizados para diferentes idades e interesses, mostrando que a atividade de agro transpõe as porteiras da fazenda e contempla uma série de profissionais do administrativo, de Recursos Humanos, de negócios e atividades técnicas como todos os tipos de engenharia e formações ligadas às tecnologias. “O jovem pode se preparar para atender o agro e não estar necessariamente dentro da fazenda. Existem muitas possibilidades e todas elas precisam de pessoas qualificadas”, afirma.

Outros produtos – Durante o encontro, o superintendente do Sesi aproveitou para apresentar outros projetos que estão em desenvolvimento, como o Sesi Experience, que trará um novo conceito para a capacitação em segurança do trabalho, utilizando simuladores de nova geração.  A tecnologia é importada da Coreia do Sul e será instalada em Rondonópolis e Sorriso.

No encontro, também foram apresentados os projetos de expansão do Sesi Escola, com a reforma da unidade de Cuiabá e a construção de uma unidade nova em Sorriso. Outro ponto que chamou a atenção foram as atividades do setor de Inovação Social, entre eles o Sesi no Parque, que leva cultura para a população em geral.

A presidente da Farmun disse que o projeto também investe em cultura, por meio de atividades como coral e teatro, e tem interesse em fazer parcerias neste setor.

O Instituto Farmun – A entidade e tem a parceria com as grandes empresas do agronegócio e foi criada com o objetivo de estabelecer uma conexão contínua entre a sociedade e o agronegócio, além de proporcionar experiências e informações verídicas sobre o setor, a fim de que o cidadão comum possa formar suas próprias opiniões.

Texto: Caroline Rodrigues

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555