Alunos encerram Setembro Amarelo com ‘Abraços Grátis’
Abraços grátis. Assim, os alunos do Sesi Escola de Várzea Grande encerraram as ações do Setembro Amarelo, mês dedicado ao debate sobre saúde mental. Eles seguiram pelos corredores da escola carregando cartazes e oferecendo acolhimento. Uma atividade que movimentou o intervalo e fortaleceu o afeto sincero e verdadeiro dentro do ambiente escolar.
A ideia da campanha surgiu em Sydney, na Australia, em 2004, e tomou conta do mundo. Hoje, grupos se formam em todo o mundo com o mesmo objetivo: desenvolver a empatia e acalentar por alguns minutos os solitários ou pessoas que passam por momentos difíceis.
No Sesi Várzea Grande, a atividade foi no dia 29 de setembro e coordenada pelo professor Cacildo do Nascimento na área de Educação Sócio-emocional do 2º ano. “Esperamos que cada aluno e aluna tenha compreendido que um gesto de gentileza pode mudar a vida de alguém, garantindo que sejamos uma escola não somente preocupada com o desenvolvimento acadêmico, mas também com o bem-estar emocional de todos”, ressalta o professor.
Segundo Nascimento, iniciativas como essas são essenciais para a formação integral dos estudantes, pois promovem valores como empatia, solidariedade e respeito ao próximo. Ele ainda acrescenta que a atividade reforça a importância de se cuidar de nossa própria saúde mental e emocional, além de buscar apoio e amparo quando necessário.
Para o coordenador do Ensino Médio, Lieberman Viana, a ação foi um verdadeiro sucesso, com resultados surpreendentes. “Os estudantes se envolveram de forma entusiasmada e demonstraram um grande comprometimento em tornar o dia da equipe escolar mais feliz. Foi emocionante ver nossos alunos se disponibilizando a fazer o bem, levando calor humano e demonstrando que cada gesto de afeto importa”, afirmou o coordenador.
Texto: Caroline Rodrigues