Voltar

Edição de 10 anos: 8.767 atendimentos foram realizados no Multiação deste sábado

30/09/2023 - 15h37
Persio
Pérsio pegou a senha para o serviço de odontologia.
Foto: divulgação

Mais de 8 mil (8.767) atendimentos foram realizados durante o Multiação 10 anos, que foi realizado neste sábado (30), no bairro Jardim Passaredo, em Cuiabá. Durante o evento, que é promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em Mato Grosso e Rede Matogrossense de Comunicação (RMC), houve a oferta de consultas médicas e veterinárias, exames, serviços em Educação, orientação jurídica, empreendedorismo e cultura.

Pérsio de Jesus, disse que ouviu a chamada para o Multiação na televisão. Então, guardou a data na cabeça para não perder. Ele foi ao local em busca de tratamento odontológico porque está precisando dar uma olhada nos dentes e quem sabe conseguir encaminhamento para trocar a prótese da parte inferior. “O dentista é muito caro e acabei adiando porque estou feio de dinheiro. Então, como o Multiação veio para perto da minha casa, resolvi vir aqui”, argumentou.

Já o eletricista José Rogério, veio em busca de um atendimento em Fisioterapia porque tem um problema crônico no cotovelo causado pelos anos de trabalho carregando objetos pesados. Na semana passada, após um jogo de vôlei, voltou a sentir dor no local e, mesmo com o auxílio de anti-inflamatórios, a dor persiste. Então, ele resolveu ir ao Multiação fazer um relaxamento muscular com a tenda dedicada a Fisioterapia. “Eu gostei muito do projeto aqui. Eu estava precisando de liberar os músculos no local e tem muitas outras pessoas que precisavam de serviços e não possuem recursos para obter o atendimento”, avalia.

João Inês oftalmo
João Dias Inês consultou com oftalmologista.
Foto: divulgação

Entre os serviços mais procurados desta edição estão os relacionados a oftalmologia. O aposentado João Dias Inês, foi em busca de atendimento para o olho esquerdo, no qual sente muita ardência. Ele relata que participou no primeiro Multiação e, desde então, se tornou freguês. Este ano, a prioridade dele era consultar um profissional que pudesse avaliar os olhos dele. Há quatro anos ele fez uma cirurgia para enxergar melhor e, há 3 anos, começou a sentir ardência e perceber a vermelhidão na vista esquerda. Procurou a saúde pública, mas entrou em uma lista de espera, da qual não saiu desde então.

“Eu compro o colírio na farmácia para ver se melhora. Tem dia que preciso parar o carro no meio do percurso porque a dor é tão forte que fico inseguro para seguir. Agora, com o Multiação, vou poder ir ao médico”, relata.

O motorista Salesio Blau, 47, foi em busca de atendimento para os cães Pijack, 5 anos, e Pingo, 12 anos. No local, os animais foram atendidos por um veterinário e receberam porções de diferentes rações, remédio para verme e carrapato. Conforme Salésio, a atenção dada aos melhores amigos dele foi ótima e seguiu o padrão do último Multiação que ele participou no ano passado. “Eu acho que é uma boa iniciativa e que ajuda que tem bicho em casa. Afinal de contas, que tem, tem que cuidar”, afirma.

Ao vivo no MT 1

reporteres
Participantes aproveitaram para tietar jornalista.
Foto: divulgação

Enquanto o evento acontecia e as pessoas eram atendidas, a equipe da TV Centro América se preparava para transmitir o jornal ao vivo do Multiação. Muita gente quis dar depoimento e ficou famoso por alguns minutos. Outro aproveitaram para tietar e tirar fotos com os astros do jornalismo local, Marcos Anelo e Luiz Gonzaga Neto.

A dupla também acompanhou a programação cultural que foi tomada pela cuiabania de raiz com o trio Henrique, Claudinho e Pescuma. Os cantores foram seguidos pela dupla Nico e Lau, que tirou gargalhadas dos participantes e ainda fez a galera se movimentar com as instruções de como dançar rasqueado. Ao final, teve um bolo em comemoração aos 10 anos de Multiação.

O presidente do Sistema de Federação das Indústrias de Mato Grosso (SFiemt), Silvio Rangel, disse que o evento é uma importante ação social que foi crescendo ao longo dos anos. “No começo, tínhamos 20 parceiros e, hoje, somos mais de 40. Todos empenhados e satisfeitos em oferecer um serviço de qualidade para a sociedade”.

O superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, enfatiza que esta edição especial é um marco importante, pois celebra uma década do projeto, destacando o grande número de pessoas atendidas e a colaboração contínua de parceiros engajados na causa. “Este evento, que combina esforços notáveis das instituições e de diversos parceiros, reflete o compromisso contínuo do Sesi MT em contribuir para o bem-estar da comunidade local, fortalecendo os laços e valores fundamentais que moldam essa parceria de sucesso”

bolo
Colaboradores que trabalharam no evento.
Foto: Divulgação

Ulisses Serotini, diretor geral na RMC, acredita que o evento comemorativo aos 10 anos foi uma verdadeira festa da cidadania e as perspectivas para o futuro do Multiação são boas, tendo em vista a adesão crescente da iniciativa privada. "Foi uma década na qual meio milhão de pessoas foram atendidas. Grande parte desses atendimentos foi em saúde, uma área tão precária em assistência à população. Devemos este resultado ao vigor de nossos parceiros. Eles são pessoas que merecem ser parabenizados pelo exemplo de solidariedade".

Conheça os parceiros do Multiação

Os parceiros no Multiação, edição 10 anos, foram: Amigo Internet, Associação de Oftalmologia, Águas Cuiabá, Café Brasileiro, Centro de Patologia e Citologia Paulo César Figueiredo, Clínica Genus, Clínica Oncomed, Clínica Medica Revivere, Clínica Veterinária Mato Grosso, Ecoponto Lixo Zero, Energisa, Exército Brasileiro, Fiemt, Grupo Imagens Medicina Diagnóstica, Hospital Amecor, Hospital Santa Helena, eHele Hospital São Judas Tadeu, Help Vida, Hemocentro, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Instituto Ação Verde, Instituto Embeleze, Ivonete Silva, INSS, Laboratório Carlos Chagas|Grupo Sabin, MTU, Polícia Militar, Pró Ótica, Refrigerantes Marajá, Puríssima, Rotary Distrito 44, Sebrae, Sesi, Senai,  Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região, Unic, Unimed, Uniodonto e Univag.

Texto: Caroline Rodrigues

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555