Fósseis e artefatos: alunos visitam Museu de História Natural de Mato Grosso
A casa onde nasceram as celebridades históricas Joaquim Duarte Murtinho e Dom Francisco de Aquino Correa foi palco de uma visita dos alunos do 2º ano do Sesi Escola Cuiabá nesta semana. A edificação, que tem o estilo colonial e paredes de adobe – barro -, é a sede do Museu de História Natural de Mato Grosso, reúne um acervo riquíssimo e é referência nacional no estudo de megafaunas – termo usado para animais de grande porte, com mais de 44 quilos, como os dinossauros.
Os estudantes chegaram no local, que tem acesso pela avenida Beira Rio, em fila e cobertos de entusiasmo e curiosidade. Afinal de contas, será que Cuiabá era mesmo um mar? Que dinossauros viviam aqui? Que grupos humanos estavam aqui na pré-história e como viviam?
Todas as perguntas foram sanadas ao longo da visita técnica, acompanhada por um guia do lugar. Além de palavras, os indícios da verdade daquele tempo eram apresentados e deixavam os alunos com os olhos estatelados. Eles não queriam perder nada.
A coordenadora da Educação Infantil do Sesi Escola, Eufrásia Costa, explica que a escola tem entre as suas diretrizes criar oportunidades para as crianças terem a vivência prática do ensino. Neste caso, foi dado aos alunos a oportunidade de embarcar em uma viagem ao passado, vendo, por meio dos artefatos, momentos importantes e como as pessoas viviam desde a pré-história até os dias de hoje. Além disso, eles tiveram a chance de ver de perto os fósseis animais e a evolução biológica durante as eras geológicas.
Texto: Caroline Rodrigues