Setembro Amarelo: Sesi Escola Cuiabá promove atividades de conscientização sobre saúde mental
Em um esforço para encerrar com chave de ouro as atividades do Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental e prevenção do suicídio, o Sesi Escola Cuiabá, com a equipe de psicologia escolar, está promovendo, durante essa semana, uma série de iniciativas educativas que abrangem desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Para as turmas da Educação Infantil ao 5º ano, o destaque foi o teatro de sombras "Chapeuzinho Amarelo," baseado na obra escrita por Chico Buarque. A história narra a vida de uma menina amarela que enfrenta medos de todas as formas. Ela teme sair de casa, dormir sozinha, tomar banho e muito mais. Esses medos excessivos a impedem de viver plenamente e ser feliz.
Uma das psicólogas da unidade, Solange Jesuíta, enfatiza a importância dessa abordagem: "Através dessa história, podemos abordar com os alunos a importância de falar sobre medos e emoções, promovendo assim o desenvolvimento emocional das crianças. É fundamental trabalhar a prevenção ao suicídio nessa faixa etária, adaptando a forma como abordamos o assunto para a linguagem infantil."
Já para os alunos do 6º ao Ensino Médio, o teatro de sombras apresentou uma interpretação da música "Setembro Amarelo" de Tuono. A canção carrega uma mensagem de conscientização sobre a saúde mental, prevenção do suicídio e a necessidade do apoio emocional.
Adelle Athena Bazani Ribeiro, aluna do 7º ano, compartilha suas impressões. Segundo ela, as iniciativas promovem uma abordagem abrangente e sensível à saúde mental em diferentes níveis de ensino.
“Setembro Amarelo é sobre ter compaixão, empatia, amor ao próximo principalmente. A gente deve ter essa preocupação de ajudar o próximo durante todo o ano, porque tem pessoas que morrem, que sofrem e não tem ninguém para ouvir. Fazer parte desse projeto do teatro de sombras foi importante não só para quem fez, como para quem viu principalmente, porque despertou esse outro lado."
Um mês de reflexão e solidariedade
Durante todo o mês, a unidade desenvolveu uma série de ações com o objetivo de promover a reflexão e destacar a importância do cuidado com a saúde mental.
Foram realizadas rodas de conversas, abordando temas que exploram os sentimentos e as emoções, bem como a construção de um mural da empatia, onde os alunos deixam mensagens positivas solidarizando-se com a dor e o sofrimento dos outros.
“Nossa equipe busca assim reafirmar seu compromisso com a saúde mental e a prevenção do suicídio, educando não apenas a mente, mas também o coração dos nossos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios emocionais da vida de forma saudável e solidária”, enfatiza a psicóloga Nádia Pécora, que também faz parte da equipe de psicologia escolar.
Texto: Viviane Saggin