Colaboradores são capacitados para tornar escola ainda mais inclusiva
Os colaboradores do Sesi Escola Cuiabá participaram de uma capacitação que tem como finalidade contribuir para a construção de um ambiente mais inclusivo aos alunos. A ação aconteceu nesse sábado (16) e foi conduzida pela neuropsicóloga, psicopedagoga e analista do Serviço de Social da Indústria (Sesi), Raélita Marques.
Participaram da ação inspetores, porteiros e assistentes de Desenvolvimento de Alunos com Deficiência (ADAD), assistentes de coordenação. Profissionais que têm contato direto com alunos e passam por constante aprimoramento para ter uma comunicação clara e eficaz, além de desenvolver a habilidade de lidar com situações desafiadoras.
Segundo Marques, durante quatro horas, o grupo mergulhou em discussões esclarecedoras e práticas que visavam promover um ambiente mais inclusivo e acolhedor na escola. “Os participantes saíram da formação inspirados e com as ferramentas necessárias para criar um ambiente escolar mais inclusivo e receptivo, beneficiando não apenas os alunos, mas toda a comunidade educacional”, argumenta.
Para o porteiro Hélio Dias de Moura, a formação é de muita importância para a instituição porque atendimento ao cliente e relacionamento entre as pessoas e o ambiente de trabalho. “Fica mais saudável e produtivo possibilitando maior integração e sinergia à equipe”, avalia.
Já a assistente de desenvolvimento de alunos com deficiência (ADAD), Daniela Lucas, acredita que o treinamento foi enriquecedor. “Eu amo fazer o que faço e a educação inclusiva é minha paixão”, relata.
Texto: Caroline Rodrigues