Inovação Social: Investimento de impacto
O fortalecimento da responsabilidade social empresarial tem se mostrado crucial para o setor produtivo do século XXI. As empresas estão adotando uma abordagem mais ampla, expandindo seu impacto para além dos muros internos de suas plantas e engajando-se nas comunidades vizinhas. Essa nova perspectiva de gestão, denominada inovação social, visa promover o desenvolvimento de grupos sociais diversos e garantir a sustentabilidade a longo prazo.
De acordo com Fernando Pereira, gerente de Inovação Social do Serviço Social de Mato Grosso (Sesi MT), a inovação social difere do assistencialismo e da filantropia social, pois vai além de suprir necessidades momentâneas por meio de ações isoladas. "Ela preocupa-se com o planejamento, monitoramento e avaliação de projetos sociais, envolvendo a comunidade atendida e adotando estratégias para obter resultados sustentáveis e impactantes", afirma.
Essa abordagem busca transformar vidas e é tratada como um investimento mensurável, baseado em evidências, semelhante a outras iniciativas do setor produtivo. Afinal, o objetivo é criar um vínculo real e duradouro entre as empresas e as comunidades atendidas, gerando resultados tangíveis.
Embora algumas pessoas argumentem que a responsabilidade social não é uma atribuição direta das empresas, a crescente cultura da sustentabilidade tem levado a uma mudança de perspectiva. “Agora, a sociedade, o governo e o mercado financeiro exigem que as empresas atendam não apenas aos interesses dos acionistas e à busca por lucro, mas também às necessidades humanas e aos objetivos do desenvolvimento sustentável global”, alerta Pereira.
E para atender a essa demanda, muitas empresas estão estabelecendo departamentos dedicado a essas novas estratégias, integrados às áreas de responsabilidade social empresarial ou sustentabilidade. Esses departamentos são responsáveis por promover o relacionamento entre as indústrias e os projetos sociais da comunidade. “No entanto, para aquelas empresas que ainda não têm recursos internos, existem instituições especializadas, como o Sesi Inovação Social, que desempenham esse papel crucial”.
Ele explica que além de orientar as companhias em relação às obrigações legais relacionadas ao engajamento e ao investimento nas comunidades locais, o setor gerencia investimentos em planos de trabalho de impacto, aproveitando também as ferramentas das leis de incentivo fiscal. “Essa abordagem permite que as empresas tenham um impacto significativo e sustentável nas comunidades em que estão inseridas, além de fortalecerem sua imagem e reputação corporativa”.
Projetos inspiradores
O Sesi MT e empresas investidoras desenvolvem projetos de inovação social inspiradores que impactam positivamente comunidades. Essas iniciativas exemplificam o poder transformador da ação coletiva.
Texto: Viviane Saggin
Esta matéria foi orinalmente publicada na revista Indústria de Mato Grosso, que é uma publicação semestral do Sistema Fiemt. Disponível nas versões impressa e on-line, o material traz informações sobre o setor industrial, inovação, tecnologia, economia, pesquisa, educação executiva, saúde e segurança no trabalho e outros assuntos ligados à atuação do Sistema Fiemt. Confira essa e outras reportagens na primeira edição.