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Entre dados e tabuleiros: alunos aprendem probabilidade com jogos tradicionais

04/09/2023 - 16h50
Probabilidade
Alunos reinventam jogos de tabuleiro com objetivo
de aprender probabilidade. Foto: divulgação

Quantas chances eu tenho de ganhar? Quantas combinações são necessárias para determinado resultado aparecer? As repostas para estas perguntas podem ser respondidas com um pouco de sorte, matemática e probabilidade. Então, por esse motivo, o professor Oscar Alessandro de Matos apresentou um desafio aos alunos, transformar jogos tradicionais, ampliando a competitividade deles por meio do seguinte tempero: desafios em probabilidade.

A brincadeira trouxe a aplicação prática dos conceitos aprendidos na sala de aula dos terceiros anos e a avaliação ficou por conta dos colegas do 2º ano. Sendo assim, os alunos formaram grupo e começaram a trabalhar nos jogos. Em seguida, os alunos da série anterior entraram na sala para experenciar as mudanças realizadas pelo grupo.

A aluna do 3º ano, M49, Julia Letícia Miranda de Lima, conta que seu grupo usou como base do desafio o jogo 21 e acrescentou o isso de dados. A ideia foi misturar duas competições baseadas em probabilidade. “Eu acho que agradamos porque algumas pessoas ficaram todo tempo na nossa mesa. Nem quiseram conhecer os outros jogos”, afirma.

Já o aluno Guilherme Pereira, do 3º ano, M49, e seu grupo resolveram usar o tradicional bozo como base. E, para ficar mais competitivo acrescentaram um sistema de computação em rounds. “Para ganhar, a pessoa precisava arriscar, mas quanto mais arriscasse, mais corria o risco de perder pontos”, explica.

Quanto aos alunos que avaliaram a questão na prática, a experiência foi positiva. Raphael Felipe Garcia, do 2º ano, M45, conta que achou o jogo interessante e divertido. Na opinião dele, chamou a atenção as inclusões feitas em jogos que já existem.

Texto: Caroline Rodrigues

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