Voltar

Tecnologias educacionais: Da educação básica ao ensino superior

30/08/2023 - 12h48
tecnologia educacional
Senai MT investe em uma ampla gama de ferramentas

No cenário em constante evolução da educação, o Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) têm se destacado por investimentos em tecnologias educacionais, conectando o presente com o futuro e preparando crianças, jovens e adultos para enfrentar os desafios da era digital. Desde a educação básica até o ensino superior, as instituições têm buscado proporcionar uma experiência educacional enriquecedora e alinhada com as demandas tecnológicas da sociedade contemporânea.

O Sesi implementou, ao longo dos anos, programas que combinam o uso de dispositivos tecnológicos com metodologias inovadoras de ensino, impulsionando a inovação, pesquisa, criatividade, favorece o aprendizado "mão na massa", educação empreendedora, musicalização e ensino de inglês com carga hora estendida. “A escola trabalha com a metodologia que combina as disciplinas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática (Steam), proporcionando uma abordagem holística e interdisciplinar à educação”, aponta a gerente de Educação do Sesi MT, Simone Cruz.

Além disso, na vanguarda do cumprimento da legislação do novo ensino médio, o Sesi Escola desenvolveu um novo currículo com foco no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias a construção do projeto de vida e ao mundo do trabalho. “Em parceria com o Senai, formamos a primeira turma, quando 160 alunos receberam o diploma regular do ensino médio e o certificado do curso técnico escolhido”, sendo pioneiros no novo ensino médio em Mato Grosso.

Educação profissional

Já no âmbito da educação profissional, o Senai MT tem investido em uma ampla gama de ferramentas, oficinas, laboratórios e profissionais - instrumentos que permitem que aos alunos experimentem de forma prática os conceitos teóricos.

tecnologia educacional
Tucaré foi a equipe internacional campeã na final
nacional da F1 in Schools dos Emirados Árabes 

Exemplo disso, são as bancadas de Indústria 4.0 (com sensores, atuadores, controladores e sistemas de comunicação que reproduzem ambientes reais de produção), instaladas nas 12 unidades do Senai do estado. “Os alunos têm acesso a um ambiente de aprendizagem que combina teoria e prática, permitindo-lhes adquirir as habilidades e competências necessárias para se destacarem em um cenário industrial cada vez mais tecnológico e digital”, ressalta o gerente de Educação do Senai MT, Marcos Ribeiro”.

Segundo ele, outro ponto que merece destaque são as oficinas e laboratórios, espaços onde a teoria se converte em ação. São ambientes projetados para simular o mundo real, permitindo que os alunos vivenciem situações reais de trabalho e coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Seguindo a trilha proposta pela instituição, os estudantes participam da Saga Senai de Inovação que oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras para desafios reais da indústria. O precurso reúne o GP de Inovação (criam soluções), Desafio Senai de Projetos Integradores (transformam projetos em protótipos tangíveis) e Inova Senai (oportunidades de negócio).

Nesta jornada, os jovens encontram o suporte necessário para transformar suas ideias em realidade dentro do Senai Lab. “Seja na prototipagem, no aprendizado prático ou na transformação de projetos em startups, este é o catalisador que impulsiona a inovação no Senai”, enfatiza o instrutor Tiago Finati.

Competições incentivam conhecimento prático

As instituições também buscam aliar os conteúdos teóricos aplicados aos conhecimentos práticos. Quando o assunto é mão na massa, uma abordagem encontrada para desenvolver o tão importante conhecimento prático são as equipes de competição nas FIRST Robotics Competition e na F1 in Schools.

tecnologia educacional
Na modalidade FRC, Agrobot fez história ao
representar o Brasil no Mundial nos  EUA

Essas equipes são compostas por alunos, sob supervisão dos técnicos, que, além de suas aulas em tempo integral, provas e trabalhos, dedicam-se a atividades extracurriculares realizando projetos de robótica ou de educação tecnológica. As atividades são impulsionadas por competições regionais, nacionais e internacionais.

Uma delas é a escuderia Tucaré, formada por estudantes do Sesi Escola Cuiabá, que foi a equipe internacional campeã na final nacional da F1 in Schools dos Emirados Árabes Unidos, em Abu Dhabi. O time foi o único representante convidado do Brasil na categoria – que desafia os jovens a criarem uma escuderia, projetar, modelar e competir com um carro de Fórmula 1 em miniatura.

Outra equipe é a Dumonters do Sesi Escola Várzea Grande que compete na FIRST Tech Challenge (FTC) - modalidade que traz para as arenas robôs que pesam até 25 quilos. O time conquistou o Prêmio Pensamento Criativo (Think Award), que reconhece a melhor jornada do processo de projetos de engenharia, no 5º Festival Sesi de Robótica.

Na categoria de peso, na modalidade FIRST Robotics Competition (FRC) com robôs de até 1.30m e 55kg, estão a Agrotech, com alunos do Sesi e Senai Várzea Grande, e Agrobot, do Senai Rondonópolis. Este último, fez história ao representar o Brasil no Mundial de Robótica, FIRST Championship, que ocorreu em abril, em Houston, Estados Unidos.

tecnologia educacional

Ensino superior

A Fatec Senai se destaca por aproximar o mundo do conhecimento ao setor produtivo. Com ambientes modernos, tecnologias avançadas e laboratórios didáticos, a instituição oferece uma formação atualizada e prática, atendendo a diferentes cursos, inclusive logística e agroindústria, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo digital.

Esta matéria foi orinalmente publicada na revista Indústria de Mato Grosso, que é uma publicação semestral do Sistema Fiemt. Disponível nas versões impressa e on-line, o material traz informações sobre o setor industrial, inovação, tecnologia, economia, pesquisa, educação executiva, saúde e segurança no trabalho e outros assuntos ligados à atuação do Sistema Fiemt. Confira essa e outras reportagens na primeira edição.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555