Equipe de psicologia escolar: Guiando o bem-estar e o desenvolvimento dos estudantes
A psicologia escolar é um campo que transcende a simples aprendizagem e se insere profundamente no desenvolvimento integral dos estudantes. Na semana em que se comemora o Dia do Psicólogo (27 de agosto), conversamos com a equipe do Sesi Escola sobre esse ramo da profissão, que tem como foco entender como os fatores emocionais, sociais e cognitivos influenciam o desempenho acadêmico e o bem-estar dos alunos, papel crucial nas escolas.
A atuação das psicólogas Nádia Pécora e Solange Jesuíta, e Luana Peralta, nas unidades de Cuiabá e Várzea Grande, respectivamente, envolve uma ampla gama de atividades. Elas conduzem avaliações e intervenções individualmente ou em grupo, oferecem apoio emocional, desenvolvem estratégias para lidar com desafios de aprendizagem ou comportamentais, e fornecem orientações e treinamento tanto para os professores quanto para os pais.
Particularmente após os consequências da pandemia, o papel delas ganhou ainda mais importância. “A suspensão das atividades presenciais por dois anos trouxe desafios consideráveis aos alunos, impactando sua saúde mental e seu desempenho acadêmico. Assim, o time se tornou uma aliado na busca por soluções que contribuam para a recuperação do emocional e da confiança dessas crianças e adolescentes”, destaca Nádia.
“Nesse período, fizemos diversos atendimentos on-line e acompanhamos famílias que vivenciaram o luto. Foi muito intenso, mas foi o período que mais estivemos juntas, nos apoiando e, principalmente, estando ao lado dos alunos e familiares”, complementa Luana.
No dia a dia, as profissionais atuam de forma estratégica, proporcionando suporte emocional, orientação e desenvolvendo programas de prevenção e promoção de saúde mental. “Alguns desafios enfrentados incluem lidar com demandas emocionais complexas. No entanto, o trabalho em conjunto permite que diferentes perspectivas e habilidades sejam somadas, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e saudável para os alunos”, acrescenta Solange.
Projetos especiais
As profissionais desempenham ainda funções cruciais ao colaborar com projetos especiais da escola, como as equipes de robótica. Dadas as altas exigências das competições e a pressão enfrentada pelos alunos, a inclusão de uma psicóloga no grupo de técnicos proporciona o suporte emocional necessário para superar os desafios.
Durante os treinos, as especialistas realizam dinâmicas para fortalecer o trabalho em equipe, ferramentas de autogestão e organização pessoal, bem como técnicas que estimulam o pensamento crítico e o autoconhecimento. Isso contribui para a formação do ‘Core Values’, os chamados valores fundamentais.
"Nosso cuidado com os alunos é comparável ao de uma mãe com um filho. Verificamos se estão se alimentando, hidratando, mantendo a higiene, acompanhando o progresso escolar e até mesmo se estão paquerando. Durante as viagens, estamos atentas até mesmo aos documentos e celulares, cuidando de todos os detalhes”, lembra Luana.
Reconhecimento da comunidade escolar
Para aqueles que passam por suas mãos, as psicólogas escolares deixam uma marca indelével. Maisa Cruz Xavier, do 7° ano, expressa sua gratidão pela presença de Luana, confirmando o impacto positivo em sua equipe de robótica e em sua jornada estudantil. Stéfanie Corrêa, do 3° ano do Novo Ensino Médio, destaca como a presença delas cria um ambiente mais receptivo e seguro para todos. Marina Kleim, do 8° ano, sublinha o papel vital da profissão em estabelecer estabilidade e segurança em um ambiente essencial como a escola.
Griziele Souza, professora do 3º ano do ensino fundamental I, compartilha sua gratidão pela orientação fornecida. "Elas têm sido fundamentais em tantos momentos, dando orientações e apoio tanto como mãe de aluno do Sesi, quanto como educadora.”
Com quase duas décadas de atuação, Lucineia Aielo, professora de Educação Tecnológica, destaca a parceria com o corpo docente. "A equipe não apenas nos oferece suporte e orientação na nossa interação com os alunos, incluindo a mediação de conflitos, mas também cuida de nós, educadores. São verdadeiros anjos guardiões".
Contar com a cooperação da psicologia na escola como sistema preventivo, promovendo a melhoria no aprendizado e detectando possíveis falhas no processo, é um dos fatores positivos e referenciais que a família tem com a escola. “Sou grata pelo apoio que meu filho teve ao longo de sua caminhada no Sesi. Desde a educação infantil e hoje cursando o ensino médio, com seus altos e baixos, encontrou profissionais que direcionaram e ajudaram a fazer a melhor escolha”, enfatiza Laura Silva, mãe do aluno Renan, do 3º ano.
Texto: Viviane Saggin