Ex-sedentários perdem peso e tornam-se atletas no projeto Sesi na Pista
Nas ondas da rádio fuxico, como dizem os populares, a conversa é que tem gente emagrecendo e até virando atleta depois de integrar o projeto Sesi na Pista, que tem o objetivo de levar atividades físicas e ações em saúde para a comunidade e empresas. Os sucessos são comemorados e compartilhados entre os grupos whatsapp. Histórias de vida e superação que inspiram os que acabaram de chegar.
A especialista em Saúde e Segurança do Trabalho, Kezia Martins, conta que as ações tinham o objetivo de tirar as pessoas do sedentarismo no início. Contudo, elas começaram a participar, se dedicar a atividades esportivas diversas e, quando menos se esperava, fotos de atletas, de balança registrando a perda de peso e vídeos de pessoas fazendo exercícios que nunca pensaram em executar tomaram conta dos grupos de whatsapp formados pelos integrantes do projeto.
Ela conta que cerca de 650 pessoas participam do projeto, sendo 300 em Cuiabá - no Parque das Águas - , 300 em Rondonópolis - na sede do Sesi - e 50 em Várzea Grande - na sede da empresa Prol Móveis de Aço. Para integrar o projeto, não há custos. Porém, o interessado passa por uma avaliação física prévia, o que garantirá a ele a possibilidade de mensurar os resultados.
“As pessoas chegam em busca de exercício. Mas, logo se integraram e os encontros semanais viram um momento de lazer. Fazemos atividades diferentes em datas comemorativas, como Festa Junina e Dia das Crianças, e eles se unem para participar de eventos esportivos. É um motivando o outro”, argumenta.
Xô obesidade: 33 kg eliminados
Andreia Feliciano perdeu 34,8 quilos em um ano e tem na ponta da língua a receita para alcançar o objetivo: dedicação, motivação, paciência, resiliência e energia. Ela conta que pesava 130 quilo e está com 95,2 quilos. E, apesar do excelente resultado, a jornada não acabou. Ela quer eliminar mais 25 quilos.
Além da aparência revelar uma outra mulher, depois da perda de peso, os benefícios colhidos pela participante do grupo Sesi na Pista, que funciona terças e quintas-feiras no Parque das Águas, em Cuiabá, são perceptíveis na saúde e nos exames médicos. As dores nas articulações que dificultavam até os movimentos diários não existem mais. Andreia também deu um chega para lá nas ameaças causadas pelos excessos na alimentação, como diabetes e hipertensão.
Refrigerantes, bebidas alcoólicas e outras guloseimas deixaram de fazer parte do cardápio. No lugar, comidas saudáveis e em quantidades menores. “No começo foi bem restrito e eu sofri muito porque não comia muita coisa. Agora, meu organismo já se acostumou com a alimentação saudável. Qualquer coisa em excesso já me faz mal”, afirma.
A trajetória de Andreia é uma das histórias compartilhadas no Sesi na Pista. Junto com os colegas do projeto, ela, além de inspirar, busca a motivação para continuar. Ela conta que as atividades são sempre diferentes, animadas e fez muitos amigos. “Eu adoro o projeto e, enquanto ele funcionar, estarei lá”, assegura.
De sedentário a atleta
O objetivo da coordenadora de Gestão de Pessoas da empresa Prol Móveis de Aço, Edilaine Gonçalves, 47 anos, era melhorar a saúde e, agora, é se transformar em uma atleta amadora em corridas de rua. Uma meta ambiciosa, mas não impossível, já que ela iniciou uma coleção de medalhas. Até hoje, elas são de participação em corridas de 5 km. Mas, se os treinos continuarem no ritmo que estão, logo serão de pódio.
A futura atleta é uma das integrantes do programa Sesi na Pista, que é promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e também atua dentro das instalações da indústria. Durante as atividades, que acontecem duas vezes por semana, são realizadas atividades físicas, entre elas as de caráter funcional e corrida.
Edilaine disse que tentou fazer algum tipo de exercício diversas vezes, mas as tentativas acabaram frustradas, seja por conta do tempo, seja por conta do desânimo em continuar. “No meu caso, o grande diferencial foi não precisar se locomover. Eu acabo meu trabalho e já faço os exercícios. Acontece bem aqui mesmo”, afirma.
Aliada a comodidade, na avaliação da coordenadora, está a forma com que as aulas são administradas. As propostas, que começaram na empresa em julho de 2022, são sempre muito dinâmicas e interativas, não deixando ninguém desanimar.
Mesmo com menos de um ano de participação, os resultados estão aparecendo e são percebidos tanto pela própria participante como pelas pessoas que convivem com ela. “Eu sinto que elevou minha autoestima e melhorou minha qualidade de sono e disposição. As pessoas também perceberam diferenças e sempre recebo elogios”, relata.
O maratonista de Rondonópolis
A primeira maratona a gente nunca esquece. Por conta disso, o bancário Daniel Mariano, 39 anos, não dá um desconto nem nos metros e fala sem pestanejar “foram 42.195 metros”. A distância é referente ao trajeto da 2ª Maratona de Campo Grande, evento em que ele e um amigo do projeto Sesi na Pista participaram.
Mesmo já sendo participante de corridas, foi a primeira vez que ele enfrentou um obstáculo tão longo. Uma vitória que ele atribui a motivação, aos treinos constantes e as atividades de fortalecimento oferecidas pelo Sesi na Pista. “Antes eu treinava. Mas era só calçar o tênis e sair. Não tinha técnica, orientação e nem fortalecimento”, explica.
A profissionalização começou quando ele foi convidado por uma amiga a participar das atividades do projeto. Logo, ele percebeu que os resultados começaram a melhorar e hoje é um integrante assíduo. Antes de participar do projeto, Daniel fazia 1 km em 5’40’’ e, atualmente, caiu para 4’20’’.
Um resultado que conseguiu com frequência nos treinos, alimentação saudável e companhia. “Eu acho um projeto social excepcional. Ajuda as pessoas a terem uma vida saudável. Não é só exercício, é também terapia. Nossa turma aqui é gigante e muito animada”, afirma.
Participe do Sesi na Pista
Rondonópolis
- Sede do Sesi - Av. Amazonas, 1671 – Centro
- Terças e quintas-feiras
- 18h
Primavera do Leste
- Lago municipal Vô Pedro
- Terças e quintas-feiras
- 18h
Cuiabá
- Parque das Águas
- Terças e quintas-feiras
- 18h30
Várzea Grande
- Estacionamento da Prol Móveis em Aço
- Segundas e quartas-feiras
- 17h45
Texto: Caroline Rodrigues