Simulado prepara alunos do ensino fundamental para o Enem e provas de concursos públicos
Trezentos e setenta e cinco alunos do Sesi Escola Cuiabá fizeram o simulado bimestral nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, além de redação. Os estudantes participantes foram do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Ao todo, 91% dos estudantes da instituição participaram da avaliação, que contou com toda estrutura, critérios e procedimentos de aplicação de provas idênticos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos tiveram acesso a gabaritos personalizados, ensalamento das turmas por ordem alfabética, monitoramento nas saídas para banheiro e beber água.
Os coordenadores do Sesi Escola Cuiabá, Wesley Coelho e Paula Taici, lembram que os simulados são importantes para o processo de aprendizagem e, na instituição, a avaliação tem a função de preparar os alunos para as concorrências públicas que influenciarão na vida profissional, entre elas o Enem – para escolha de um curso superior – e concursos públicos.
Khesby Kamilly Gama de Magalhães, do 9º ano, diz que o simulado traz lições que serão usadas durante a vida dela. “Creio que o simulado seja de extrema importância para nossa experiência. Com ele podemos nos preparar para coisas maiores, como Enem e concurso. Além disso, temos a oportunidade de revisar os conteúdos”, explica.
Já a aluna Sofia Aquilino, do 9° ano, acredita que o simulado é uma oportunidade de aplicar na prática as estratégias de realização de provas e concursos. “A realização do simulado é importante, pois nos dá uma preparação para provas externas que faremos no futuro. Tanto pela organização do tempo, quanto pelo estilo da prova. Além de revisarmos o conteúdo que foi dado na aula, aprendendo a gerenciar nosso tempo e o nosso estudo”, argumenta.