Tenente-coronel visita Sesi Escola Cuiabá e fala sobre nuances da carreira militar
Quem são? O que fazem? Onde estão? E a delicada pergunta: quanto ganham? Essas foram as perguntas dos alunos do Novo Ensino Médio do Sesi Escola de Cuiabá para a tenente-coronel da Polícia Militar Hadassah Beserra, que fez uma palestra sobre a carreira militar na unidade.
A oficial foi convidada para participar do evento que integra uma série de ações adotadas pela escola com o objetivo de esclarecer os alunos sobre as possibilidades de carreiras e profissões disponíveis no mercado. Durante a apresentação, ela aproveitou para explicar questões básicas como a condição única de acesso, o concurso público, bem como as possibilidades de atuações dentro da corporação.
“A melhor dica que posso dar para vocês é estudem. A recompensa vem pela satisfação que se sente quando o seu nome aparece na lista, seja de um concurso público, seja na admissão de uma universidade”, afirmou.
A tenente-coronel também orientou os alunos a pesquisarem muito sobre a carreiras e suas dimensões. Ela lembrou que os militares, depois de aprovados em concurso público e no treinamento, podem atuar em diversas unidades como a Força Tática, Rotam, Raio, Unidade Ambiental, Cavalaria, entre outros.
Em alguns casos, é preciso ter a disponibilidade de vagas. Em outros, além da vaga, um curso de preparação específico é pré-requisito. “Quanto tempo você ficará na unidade é uma incógnita. Existem vários fatores como o interesse da instituição e interesses pessoais”, lembra.
Com relação aos salários, ela mostrou os locais onde eles podem ser consultados, já que por ser cargo público, não há segredos quanto a remuneração.
A coordenadora do Novo Ensino Médio, Heloisa Borges, disse que este é apenas um dos eventos que serão realizados até o final do ano com o objetivo de orientar e auxiliar os alunos na escolha da profissão. A instituição já marcou para este mês uma palestra de representantes do Exército e uma visita na Universidade Cuiabá, onde serão apresentados os cursos e estruturas disponíveis na instituição.
O plano de vida e a escolha da carreira fazem parte do currículo do Novo Ensino Médio (Nem). Heloísa explica que a proposta traz os desafios práticos do cotidiano e da vida para dentro da escola e isso inclui viver o agora e planejar o futuro.
Texto: Caroline Rodrigues