Sesi no Parque: Espetáculo Vintage Show fez público cantar e dançar sob as estrelas
Os olhinhos das meninas brilhavam na frente do palco, sonhando com passos de bailarina, enquanto centenas de cadeiras acolhiam famílias inteiras ansiosas para se deliciar com o espetáculo "Vintage Show", uma produção marcante apresentada pela Orquestra do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Mato Grosso, no sábado (12), no Parque das Águas, em Cuiabá. Combinando elementos clássicos, jazz, e rock, o evento trouxe uma experiência única para os presentes, cativando o público com performances de dançarinos e solista.
A música preenchia o ambiente, acompanhada por projeções icônicas de Charles Chaplin em um moderno painel de LED. Para Avani Rodrigues, dona de casa e moradora da capital, o evento foi uma grata surpresa: "Foi maravilhoso. Gostamos do formato de reunir música mais popular, com orquestra e dançarinos. Ficou muito bonito e pudemos vir todos juntos. Com certeza, queremos voltar nos próximos."
Para muitos, essa foi a primeira vez experimentando o Sesi no Parque. Dina Santos, aposentada e frequentadora de eventos culturais, elogiou a iniciativa dos organizadores: "Estão de parabéns por proporcionar esse projeto para a população. É raro a comunidade ter acesso, então, quando tem eventos assim eu faço questão de prestigiar nossos artistas."
A ousadia do espetáculo não passou despercebida. O maestro da orquestra, também gerente de Inovação Social do Sesi MT, Ferando Pereira, destacou a complexidade da produção, que uniu elementos diversos, como orquestra de corda e banda, com repertório de pop rock, danças de jazz e contemporâneas. "Isso exige um controle muito próprio de cada um desses universos para que eles se casem, se fundam. As linhas da dança exigem que as linhas sonoras sejam as mesmas, no mesmo andamento, no mesmo ritmo, para que todos eles se casem", exemplifica.
A coreografia excepcional do espetáculo foi responsabilidade do professor, bailarino e coreógrafo Yves Shinnyngr. Com movimentos meticulosamente executados pelos dançarinos, ele trouxe uma combinação de dança jazz e técnicas do balé clássico, resultando em movimentos elegantes e amplos.
A escolha do Parque das Águas como local do evento foi especialmente notável, uma maneira de democratizar a cultura e torná-la acessível a todos. Yves destacou a importância dessa abordagem: "Trazer o show para esse ambiente, espaço público, é fazer com que toda a sociedade venha entender que a dança também faz parte da arte, da cultura, e esse conceito é importante para as crianças, para os pais, para os avós, para todos que aqui estão."
Akane Iizuka, cantora, solista e membro fixo da orquestra, estava confiante no sucesso do espetáculo, destacando a sintonia entre a orquestra e a banda, refletindo na qualidade da apresentação e percebida pelo público. "A dinâmica do show tem tudo para cair no gosto do público. É algo mais animado, com músicas mais conhecidas do público. Um verdadeiro showzaço".
O superintendente regional do Sesi MT, Alexandre Serafim, expressou o orgulho da instituição em proporcionar momentos de cultura e arte para os mato-grossenses, valorizando os artistas locais e promovendo experiências artísticas que inspiram e conectam. "Essa é uma iniciativa em conjunto com a indústria mato-grossense para proporcionar à comunidade em geral momentos de lazer, entretenimento. É uma prova do nosso compromisso com o desenvolvimento integral das pessoas, através de programas culturais e do acesso à arte e da valorização da diversidade cultural, contribuindo para um ambiente mais criativo e inspirador."
O Sesi no Parque é uma realização do Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Sesi MT, com patrocínio da Bom Futuro e apoio cultural da Prefeitura de Cuiabá e TV Centro América.
Agenda Sesi no Parque
17/09 - Trilhas do sabor
14/10 - Concerto Orquestra Sesi MT - Dia das Crianças
05/11 - Concerto Orquestra Sesi MT
16/12 - Cantata de Natal – Orquestra Sesi MT
Texto: Viviane Saggin
Confira o vídeo: