Formação técnica prepara melhor para o mercado de trabalho, apontam industriais em pesquisa
Lideranças industriais ouvidas numa pesquisa realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em abril deste ano, apontaram que a formação técnica prepara melhor os profissionais para o mercado de trabalho. Cerca de 75% dos entrevistados consideraram que os cursos técnicos estão mais alinhados às necessidades do setor produtivo.
Na visão de 45% dos industriais, a formação técnica prepara melhor as pessoas para o mercado de trabalho, 28% apontam que os cursos são mais focados, 22% consideram os cursos mais práticos, e 18% acham que as formações têm boa aceitação do mercado de trabalho.
Na avaliação do diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, o ensino profissional deve ser priorizado por organizações e países que desejam avançar nos diversos segmentos produtivos. Braguini reforça que um ponto fundamental para garantir o ingresso rápido no mercado de trabalho é desenvolver as formações em parceria com os atores das cadeias produtivas, como Sindicatos e empresas, por exemplo.
“Países da OCDE como Alemanha e Suíça possuem exemplos bem-sucedidos com a priorização educação profissional. Locais que querem avançar nos diversos setores produtivos devem colocar a formação técnica como foco. A educação técnica é um caminho rápido e seguro para o trabalho, possibilita ampliar a capacidade técnica e profissional das pessoas, deixando-as mais produtivas, além de viabilizar o crescimento na carreira profissional e ensino superior produtivo”, afirma o diretor.
A pesquisa ainda evidencia que em relação ao ingresso no mercado de trabalho, 9 em cada 10 entrevistados relataram que profissionais com cursos técnicos conseguem uma vaga mais rápido do que os que não possuem formação profissional.
Para 85% das pessoas entrevistadas, os cursos técnicos permitem concorrer a uma oferta maior de vagas de emprego. Na comparação com o ensino superior, para 63% o curso técnico dá grande vantagem para se conseguir o primeiro emprego; e, para 75%, são cursos mais ligados às necessidades do mercado.
O que é formação técnica?
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), também conhecida como ensino profissionalizante, é uma modalidade da educação nacional cujo objetivo é preparar o aluno para o exercício de uma profissão. Se enquadram na modalidade: cursos técnicos; de qualificação; graduação tecnológica, ou tecnólogo; mestrado e doutorado profissionalizante.
O tipo de curso mais conhecido e difundido é o técnico, que tem duração média de 1 ano e meio a dois anos e pode ser cursado por quem está no ensino médio ou já concluiu esta etapa escolar.
Texto: Amanda Simeone