30 alunos do Sesi Escola VG estão concorrendo nas Olimpíadas de Geografia
Os alunos do Sesi Escola de Várzea Grande não deixam de enfrentar desafios. Estão presentes nas competições de construção de foguetes, robótica, física e, agora, o objetivo é outro, a conquista da 8º Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG).
É a primeira vez que os alunos da unidade enfrentam esta modalidade nas olimpíadas. Ao todo 30 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 2 ao Ensino Médio, divididos em 10 equipes, estão no páreo por uma medalha e quiçá o convite para participar da competição internacional de geografia, a International Geoghraphy Olympiad (iGeo).
O professor do Sesi Escola Cacildo do Nascimento explica que atividades como essas ajudam no engajamento dos alunos e também os tornam protagonistas do conhecimento. Em cada fase, os obstáculos apresentados envolvem e despertam o aspecto competitivo, mas ao mesmo tempo colaborativo.
“Os olhos deles brilham quando estão envolvidos nas atividades, tentam se ajudar ao máximo, pesquisam, discutem e criam estratégias para responder as questões. Vejo também que os alunos quando participam desse tipo de evento desenvolvem ainda mais as habilidades de interpretação, análise crítica e reflexão. É muito bom vê-los envolvidos e desenvolvendo”, afirma o professor.
As etapas
As olímpiadas de Geografia são divididas em duas etapas, sendo uma on line e uma presencial. As batalhas via Internet acontecerão no âmbito estadual e os vencedores seguem para o enfretamento presencial dos adversários, que virão de toda parte do país, na segunda quinzena de novembro.
Com o objetivo de estar entre as feras nacionais, os estudantes do Sesi enfrentam, no momento, a 1ª fase on line. Serão 3 fases na primeira etapa. Veja o calendário abaixo:
- 1ª Fase on line – de 07 a 11 de agosto
- 2º Fase on line – de 14 a 19 de agosto
- 3º Fase on line – de 14 a 18 de agosto
Ao final das três fases, a etapa estadual será conclusa e os vencedores serão encaminhados para a prova final, marcada para segunda quinzena de novembro.
Texto: Caroline Rodrigues