Concerto Didático: alunos aprendem sobre empatia e amizade com o Pequeno Príncipe
As crianças do Sesi Escola de Cuiabá foram chegando aos poucos ao salão da unidade onde, nessa quinta-feira (3), foi realizado o Concerto Didático. Elas batiam palmas timidamente quando a orquestra deu os primeiros acordes. Porém, quando o Pequeno Príncipe entrou no palco, com a sua capa vermelha esvoaçante, foi preciso alguns minutos para controlar a admiração e gritaria.
Vindo direto do planeta asteroide B612, o Príncipe, acompanhado da Rosa e da Raposa, deram vida a obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. Enquanto as aventuras eram revividas pelo trio diante de olhos estatelados de curiosidade, a Orquestra Sesi fazia o fundo musical para lá de exclusivo.
A união entre música e teatro faz parte do projeto do Concerto Didático, no qual o espetáculo marca um recomeço na escola. No começo do semestre, os professores passaram por uma capacitação em leitura ativa, como contação de histórias e atividades de apoio para que o livro não seja apenas lido como vivido. Um aprendizado que foi aplicado no início da semana, preparando as crianças para o espetáculo, e pode ser aplicado em outras obras, tornando-se uma metodologia aplicável no decorrer do ano.
A professora do 2º ano, Liete Pereira, diz que a história do Pequeno Príncipe é uma história atemporal, bem como a famosa frase do protagonista: “você é eternamente responsável pelo que cativas”.
“A parte do ‘cativar’ começou desde a capacitação. Todos os professores ficamos encantados com a metodologia. Fiquei feliz porque era uma história que ouvi quando criança e, hoje, vejo as crianças maravilhadas. Um trabalho maravilhoso que culminou neste espetáculo”, afirmou.
A coordenadora pedagógica do Sesi Escola Cuiabá, Eufrásia Costa, explica que O Pequeno Príncipe tem várias perspectivas e nuances que foram trabalhados conforme a característica de cada uma das turmas. Em algumas salas, foi preciso trabalhar o cativar, a empatia e a gentileza. Já em outras, o foco foi a educação socioemocional, ensinando os estudantes a lidarem com pessoas diferentes, bem como sensibilizando-os para a necessidade de ser ter um olhar atento ao outro.
O projeto – Além das apresentações nas escolas Sesi, o Concerto Didático também acontece nas comunidades de entorno durante os preparativos para o projeto Multiação, que leva cidadania e serviços para regiões carentes e é promovido pelo Sesi em parceria com a TV Centro América. Nesses locais, os estudantes atendidos são de escolas públicas.