Voltar

Rondonópolis: estudante de 63 anos finaliza a EJA e entra na universidade de Teologia

01/08/2023 - 14h57
ss
A metodologia adotada pelo Sesi é baseada no reconhecimento
dos conhecimentos individuais de cada aluno. 

Benedito Carlos Rocha, 63 anos, chegava do trabalho cansado e o corpo só queria cama. Contudo, a neta dele, Ananda Luiza, de apenas 10 anos, não deixava ele se render. Foram seis meses entre aulas à distância e presenciais para conclusão do ensino médio. Bendito é um dos 41 formandos do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em Rondonópolis e já está na faculdade de Teologia.

O sonho de estudar nunca abandonou o coração do acadêmico que precisou largar o bando de escola para ajudar a pagar as contas da família, que era pobre e morava na zona rural. A história começou a mudar quando a neta dele o estimulou para fazer a matrícula para EJA. “Ela sempre dizia: vovô, você é capaz. Desistir é para os fracos. O senhor consegue”, relata.

Com o apoio da menina, Benedito chegou até o fim e já iniciou a faculdade de Teologia. “Eu não vou parar e a próxima quero fazer em Comunicação, eu amo a profissão”, afirma.

A EJA

As inscrições estão abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Rondonópolis. O curso é uma chance valiosa para pessoas acima de 18 anos retomarem os estudos e concluírem o ensino médio em sua formação educacional. Com o objetivo de promover a inclusão e o acesso à educação, o curso é oferecido gratuitamente tanto para trabalhadores da indústria quanto para a comunidade em geral.

Com uma abordagem flexível, o programa busca atender as necessidades de quem busca conciliar os estudos com outras responsabilidades. A EJA é composta por 80% de aulas a distância, proporcionando maior flexibilidade de horários para os alunos, e 20% de encontros presenciais, que ocorrem uma vez por semana, conforme o calendário estabelecido.

A metodologia adotada pelo Sesi é baseada no reconhecimento dos conhecimentos individuais de cada aluno, levando em consideração o que já foi aprendido anteriormente. Esse enfoque acelera o processo de aprendizado, permitindo que os estudantes avancem em seu ritmo. O currículo é estruturado em competências, seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Educação, o que garante uma formação sólida e atualizada.

Uma das grandes inovações do método é a identificação, validação e certificação das habilidades e competências adquiridas pelos estudantes em suas experiências de vida e trabalho. Esse reconhecimento valoriza o conhecimento adquirido fora do ambiente escolar, tornando o processo educacional mais inclusivo e abrangente.

Para se inscrever na EJA, os trabalhadores da indústria e seus dependentes precisam apresentar uma cópia da Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho (com as páginas da foto, qualificação civil e contrato de trabalho) e o Histórico Escolar original na unidade do Sesi. Já os demais interessados devem fornecer uma cópia da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e o Histórico Escolar original.

Serviço:

  • Sesi Rondonópolis
  • Endereço: av. Amazonas, 1671, Centro – Rondonópolis
  • Telefone: (66) 3410-2440

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555