Voltar

Concerto Didático: Pequeno Príncipe visitou o Sesi Escola de Várzea Grande acompanhado da Rosa e da Raposa

27/07/2023 - 11h43
Pequeno principe
Alunos ouvem atentos a narrativa do Pequeno
 Príncipe. Foto: Divulgação

O Pequeno Príncipe, a Raposa e a Rosa estiveram no Sesi de Escola de Várzea Grande na manhã desta quinta-feira (27). Eles são os personagens do Concerto Didático, que é composto pela Orquestra Sesi e atores, e leva o amor à leitura para dentro das unidades escolar. No espetáculo, enquanto as aventuras do Pequeno Príncipe, obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, são encenadas no pátio, os músicos dão o tom musical, agregando mais uma experiência sensorial às crianças.

A coordenadora da Inovação do Sesi e também Raposa na peça, Luciana Lima, explica que o projeto é patrocinado pela empresa Bom Futuro e tem a finalidade de desenvolver as habilidades de leitura nas crianças a partir da leitura ativa, que inclui a participação dos professores com atividades extras que contribuem para a interpretação e análise crítica do texto.

Ela relata que, antes da apresentação, os professores são capacitados para fazer a mediação em sala de aula, dando ênfase às atividades interativas, com o objetivo de construir uma história viva. “Queremos mostrar para as crianças que a leitura transforma e trabalhamos para que eles desenvolvam a habilidade de fazer uma compreensão clara do texto e diferentes análises. Na obra do Pequeno Príncipe também trabalhamos alguns valores como o da amizade. O personagem nos mostra que para ter novos amigos, também precisamos aceitar o outro como ele é. Precisamos saber lidar com todos os tipos de personalidade, mas acima de tudo cativar, criar laços”, afirma.

Raposa do Pequeno Príncipe
Raposa fala para príncipe que é preciso cativar.
Foto: divulgação

O trabalho em sala de aula

A professora do Ensino Fundamental do Sesi Escola Várzea Grande, Sara Santiago, diz que as crianças foram envolvidas pela metodologia. Na proposta, as crianças puderam aprender a história e aplicamos várias atividades sobre o livro. Eles entraram no clima e foram muito participativos. “Eu acho que eles vão levar para a vida algumas habilidades conquistadas no projeto como as relacionadas à leitura e escrita, bem como a imaginação e criatividade”, afirma.

A coordenadora pedagógica do Sesi Escola de Várzea Grande, Pollyanna Monteiro, diz que o Concerto Didático estava sendo aguardado com ansiedade pelos alunos. Ela lembra que as atividades extras complementares, como esta, fazem parte da rotina das escolas do Sesi, que sempre querem proporcionar mais ferramentas de aprendizado aos estudantes.

No caso do Pequeno Príncipe, o livro já estava no planejamento de leituras para este ano e ganhou mais sofisticação a partir da intervenção da metodologia de leitura ativa e do concerto. “É incrível ver como os alunos conheceram a obra a fundo. Eles perguntam de personagens que não apareceram na encenação e falam de como eles veem cada um dos momentos da trajetória do Pequeno Príncipe. Isso mostra que o objetivo foi alcançado ", assegura.

O projeto – Além das apresentações nas escolas Sesi, o Concerto Didático também acontece nas comunidades de entorno durante os preparativos para o projeto Multiação, que leva cidadania e serviços para regiões carentes e é promovido pelo Sesi em parceria com a TV Centro América. Nesses locais, os estudantes atendidos são de escolas públicas.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555