Estudantes comemoram o Dia do Avós com muitas histórias e criatividade
As crianças do Sesi Escola de Várzea Grande celebraram o Dia dos Avós, comemorado na terça-feira (26), com muitas atividades, brincadeiras e, com as próprias mãos, confeccionaram presentes para essas pessoas, que são especiais, importantes e até decisivos no destino de qualquer um.
Com atividades lúdicas, os estudantes foram provocados a falar sobre os avós e os momentos marcantes de convivência. Enquanto faziam os trabalhos propostos, eles tentavam responder as seguintes perguntas: quem são meus avós? Tradicionais ou modernos? Novos ou idosos? Gostam de ficar em casa ou de atividades ao ar livre?
E, mesmo com uma diversidade de respostas quando a referência for aparência física, gostos e costumes, uma delas foi unânime, eles têm uma participação vital na vida das crianças como fonte infindável de amor e carinho.
A atividade, aplicada nas turmas dos primeiros anos matutino e vespertino, tem o objetivo de contribuir na reflexão dos alunos sobre a relevância dos avós na vida familiar, bem como desenvolver o respeito em relação a eles. Além disso, permitiu aos alunos explorarem a criatividade e exercitem a escrita ao descrever os momentos especiais vividos com seus avós.
Uma das estratégias usadas em sala de aula para abordar o tema foi a contação de história com o texto “O grande rabanete", que conta as aventuras de uma neta e seus avós. Juntos, eles cuidam de uma horta e se desafiam ao tentar colher um rabanete fora do normal.
“O Dia dos Avós não é apenas uma data comemorativa, mas uma oportunidade de aprendizado e valorização das relações familiares, promovendo a construção de uma sociedade mais solidária”, afirma a gerente do Sesi Escola Várzea Grande, Luciana Brandão. Ressaltado pela Gerente Luciana Brandão.
Você sabe como surgiu o Dia dos Avós?
A data foi escolhida porque coincide com o dia dos santos católicos Santa Ana e São Joaquim. Eles seriam os pais de Maria, ou seja, os avós de Jesus.
Texto: Caroline Rodrigues