Contação de história estimula imaginário das crianças no Sesi Escola VG
Mais de 230 estudantes de olhos e ouvidos atentos à história de O Pequeno Príncipe, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, narrada em sala de aula pelos professores do ensino fundamental do Sesi Escola Várzea Grande. A atividade integra o projeto Mediação de Leitura e Formação de Docente e Concerto Didático, desenvolvido pela gerência de Inovação Social do Sesi MT.
Durante toda a semana, os alunos do fundamental 1, 2, 3 e 4, do 1º ao 5º ano, estão tendo lições sobre a importância da persistência e da perseverança, por meio da contação da história, realizada pelos professores da unidade escolar. Os docentes participaram de uma formação especial no dia 12 de julho, durante a Semana Pedagógica do Sesi Escola, para aprimorar suas habilidades na arte da contação de histórias.
"A contação de histórias é um momento lúdico e fundamental para a formação de leitores, estimulando o desenvolvimento cognitivo e o imaginário das crianças, além de promover maior interação em grupo", enfatiza a coordenadora de Inovação Social do Sesi MT, Luciana Lima. A escolha da obra clássica O Pequeno Príncipe para a edição de 2023 do projeto foi acertada, pois ela ganhou diversas adaptações no cinema, teatro e música, tornando-se uma história atemporal e cativante para todas as idades.
O encerramento da ação na escola ocorre na quinta-feira (27), com a realização de dois concertos na unidade escolar, com a Orquestra Sesi MT apresentando um espetáculo especial que une literatura, teatro e música, preparado especialmente para as crianças. “Será um momento mágico e inspirador, que certamente deixará lembranças memoráveis para todos os envolvidos”, finaliza Luciana.
O objetivo do projeto que é desenvolver e incentivar o hábito de leitura, bem como impulsionar a criatividade e imaginação das crianças. Todas as atividades foram elaboradas com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), integrando a história ao planejamento escolar.
Texto: Viviane Saggin