Voltar

Horta na escola oferece contato com a natureza e estimula aprendizado

26/07/2023 - 10h19
horta sesi escola
Todos os alunos participam ativamente da construção e
manutenção da horta. Foto: Divulgação.

A educação ganha um toque especial no Sesi Escola Cuiabá, onde os pequenos da educação infantil e do 2º ano estão colocando literalmente a mão na terra para aprender sobre o desenvolvimento das plantas. O projeto busca estimular o aprendizado por meio da prática, trazendo os estudantes para a construção e cuidado de uma horta.

Com o intuito de oferecer aos pequenos uma experiência enriquecedora e diversificada, a hortinha se tornou um recurso pedagógico valioso. Nesse espaço, as crianças não apenas aprendem conceitos sobre o crescimento das plantas, mas também desenvolvem habilidades fundamentais para a sua formação integral.

A atividade em grupo é uma das principais características da iniciativa. Todos os alunos participam ativamente da construção e manutenção da horta, o que promove um ambiente de cooperação e trabalho em equipe. Aprendem a compartilhar tarefas, respeitar as ideias uns dos outros e a trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum.

Para as professoras Karla Filho e Telma Masae regentes da turma da educação infantil, relatam que o e espaço também estimula a empatia e a responsabilidade, à medida que as crianças cuidam das plantas, observam seu crescimento e se preocupam com o bem-estar de cada espécie cultivada. “Essa interação direta com a natureza favorece a compreensão sobre a importância da preservação do meio ambiente e reforça a consciência de cidadania e sustentabilidade”, afirmam as professoras.

horta
A horta escolar é uma experiência enriquecedora que vai
além das salas de aula tradicionais. Foto: Divulgação

Outro aspecto fundamental, apontado pelas professoras, é o desenvolvimento do pensamento crítico e da resolução de problemas. “Ao enfrentar desafios comuns à agricultura, como pragas, doenças ou condições climáticas adversas, os estudantes aprendem a encontrar soluções criativas e a adaptar-se às diferentes situações”.

As educadoras Leocineide Duarte e Lidiane Sales, do 2º ano vespertino, destacam que um dos pontos altos desse projeto é a promoção da inclusão. Alunos com diferentes habilidades e interesses encontram na horta escolar um espaço acolhedor e acessível para participar ativamente das atividades. Isso fortalece a união entre os estudantes, promovendo o respeito às diferenças e a valorização da diversidade.

A coordenadora pedagógica Eufrásia Costa comenta que "A horta escolar é uma experiência enriquecedora que vai além das salas de aula tradicionais”. Ela relata que as professoras Adriana Siqueira e Aliete Pereira, das turmas do 2º ano matutino, estão trabalhando com hortas suspensas, ação que traz na proposta incentivar que qualquer pessoa tenha suas próprias mudas em casa, sem depender de grandes espaços. “No Sesi Escola, os alunos aprendem na prática valores fundamentais para a vida em sociedade e a valorizar a natureza e os processos naturais".

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555