Com experimento em histologia, estudantes do Sesi Escola Cuiabá compreendem teoria no contexto real
No Sesi Escola Cuiabá, alunos do 1º ano do novo Ensino Médio tiveram a oportunidade de vivenciar uma aula prática diferente no Itinerário de Ciências da Natureza. A atividade, intitulada "Experimento do Frango", abordou o tema de histologia, focando nos diferentes tipos de tecidos, com o objetivo de identificá-los e compará-los entre si e com tecidos humanos.
Com a proposta de tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo, a escola investe em práticas educacionais inovadoras, buscando estimular o interesse dos estudantes pelas ciências naturais e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento de habilidades práticas e analíticas.
A atividade ocorreu no laboratório e foi conduzida pela professora Laura Monge. Os alunos foram divididos em grupos, cada um com a responsabilidade de realizar análises em amostras de tecidos de diferentes partes do frango.
Durante o experimento, os jovens tiveram a oportunidade de examinar amostras de tecidos epiteliais, conjuntivos, musculares, cartilaginosos e os nervos do frango. A partir da observação, eles puderam identificar as principais características de cada tipo de tecido, bem como suas funções e particularidades.
"A aula prática possibilita que os estudantes enxerguem os conceitos teóricos em um contexto real, facilitando a compreensão dos diferentes tipos de tecidos e suas características distintas. Além disso, essa abordagem estimula o trabalho em equipe, a curiosidade científica e a capacidade de análise crítica dos estudantes", aponta a educadora.
Os alunos também compartilharam suas experiências com a aula prática. Julia de Castro Andrade Guimarães, 16 anos, membro de um dos grupos, afirmou: "Foi uma experiência interessante poder fazer a separação e observar os tecidos de perto e fazer comparações. Isso tornou o conteúdo muito mais interessante e compreensível."
O Itinerário de Ciências da Natureza faz parte da nova proposta curricular do ensino médio do Sesi Escola, que busca proporcionar aos estudantes uma formação completa e alinhada com as necessidades do mundo contemporâneo. A iniciativa visa preparar os alunos para o ingresso no ensino superior e para o mundo do trabalho nas áreas científicas e tecnológicas.
A coordenadora pedagógica da unidade, Heloísa Borges, enfatiza a importância de oferecer uma educação de qualidade e voltada para a prática. "Estamos comprometidos em proporcionar aos nossos alunos experiências de aprendizagem significativas que promovam o desenvolvimento de suas habilidades e competências. É o compromisso com a formação integral dos alunos, incentivando-os a explorar o mundo das ciências e a despertar sua paixão pelo conhecimento”.
Texto; Viviane Saggin