Orquestra Sesi e Henrique Maluf levam poesia pantaneira para o Parque das Águas
Toda beleza e riqueza das composições pantaneiras invadiram o Parque das Águas no sábado (22), em Cuiabá, durante o projeto Sesi no Parque. Na ocasião, os músicos da orquestra Sesi MT compartilharam o palco com o músico Henrique Maluf e os convidados dele, os tradicionais artistas mato-grossenses Guapo e Pescuma. Juntos, os artistas apresentaram um repertório recheado com o rasqueado pantaneiro, composições regionais e as músicas já conhecidas de Almir Sater e Renato Teixeira.
Antes de começarem a tocar os primeiros acordes, centenas de pessoas se acomodaram no entorno do palco. Algumas ocuparam as cadeiras deixadas pela organização e outras trouxeram de casa alguns petiscos, cadeiras de praia e esteiras para se acomodar no gramado. O ambiente contemplava um público de todas as idades, entre eles, os que sabiam as músicas na ponta de língua e os que assistiam o espetáculo sem piscar os olhos, mas que não resistiram e se misturaram aos demais quando contagiados pelo balanço de rasqueados tradicionais, como Pixé e É bem Mato Grosso.
Entre uma música e outra, Henrique Maluf trocava um minuto de prosa com os espectadores. Contava histórias dos bastidores da cultura mato-grossense e também falava sobre os autores das canções, como Adãozinho da Harpa, um músico autodidata cacerense que conviveu com Henrique, Guapo e Pescuma. Ele fez a música Acalanto Pantaneiro, que depois teve a letra construída em uma dobradinha entre Henrique e Pescuma e faz parte do repertório do concerto.
Os músicos também pediram a participação do público em músicas conhecidas como Tocando em frente, de Almir Sater, e na canção Chalana, que é quase um hino do Pantanal e foi aplaudida de pé.
“Eu quero agradecer ao acolhimento da Orquestra Sesi que produziram arranjos incríveis para as canções e ajudam a amplificar as músicas de Mato Grosso trazendo artistas regionais para o parque”, afirmou Maluf.
A professora Cleide Ester de Oliveira, 60 anos, estava na plateia e diz ter gostado do evento. Ela conta que costuma viajar para São Paulo e, lá, tem acesso a muitos espetáculos, alguns deles abertos ao público. Na opinião dela, eventos como o promovido pelo Sesi no Parque, deviam ser mais frequentes porque existe uma demanda latente para este tipo de programação. Além do que, é a oportunidade dos jovens e crianças terem acesso a apresentações culturais de qualidade.
O superintendente regional do Sesi MT, Alexandre Serafim, explica que oferecer atrações culturais de qualidade é um dos objetivos da entidade, que, em 2019, formou a Orquestra Sesi MT, que é a 1ª orquestra de Câmara profissional do Estado e mostra o compromisso do Sesi com a responsabilidade social tanto para indústria como para a comunidade.
O concerto – O repertório apresentado no projeto Sesi no Parque faz parte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida pelo músico Henrique Maluf sobre compositores pantaneiros da região de Cáceres.
O evento Sesi no Parque foi uma realização do Sesi MT, Prefeitura de Cuiabá, Ministério da Cultura e Governo Federal e conta com apoio cultural da TV Centro América, além de ter o patrocínio da empresa Bom Futuro.
Texto: Caroline Rodrigues