SSTrends: Saúde e segurança para indústria de base florestal e agronegócio deram a tônica em Sinop
Saúde e segurança ocupacional, investimento em pessoas e principais Normas Regulamentadoras (NRs) para indústrias de base florestal e agronegócio deram a tônica na segunda rodada do SSTrends - Conectando tendências, pessoas e tecnologias, realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT), em Sinop, na terça (12.07). A série de encontros, que teve início em Rondonópolis e será finalizada em Cuiabá, tem como objetivo conectar empresas e profissionais de saúde e segurança do trabalho (SST) a novas tecnologias, soluções e inovações que tragam proteção para os trabalhadores e segurança para seus negócios.
Na programação das palestras, que ocorreu na sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), um dos destaques foi a apresentação ‘Saúde e segurança no trabalho e suas repercussões para o ESG’, com a CEO e uma das fundadoras da Ambipar Green Tech, Daniela Pedroza.
A especialista compartilhou insights valiosos sobre como a preocupação com o tema está intrinsecamente ligada ao desempenho financeiro e à reputação de uma organização. “A implementação de medidas eficazes de saúde e segurança não apenas protege os trabalhadores, mas também contribui para a mitigação de riscos, a redução de custos operacionais e o fortalecimento da marca”.
Em sua relevante explanação intitulada 'Por que investir em saúde? O retorno financeiro sobre o investimento', o médico especialista em medicina do trabalho e pesquisador em Economia para Saúde e Segurança do Centro de Inovação Sesi CE, Dr. Cláudio Patrício, dividiu uma perspectiva única sobre a relação entre a saúde dos trabalhadores e os benefícios financeiros para as organizações.
Ele destacou, comprovando com dados e pesquisas, que "investir na saúde dos colaboradores vai muito além do cumprimento de obrigações legais e éticas; é também uma estratégia inteligente de negócios que pode gerar retornos significativos no longo prazo." Sua afirmação ressalta a importância de reconhecer o valor financeiro e os impactos positivos que um ambiente de trabalho saudável pode trazer para uma empresa.
Cuidar de gente: Investir em saúde garante qualidade de vida do trabalhador e aumento de produtividade
O engenheiro químico da Caramuru Alimentos Félix Duarte, que conferiu toda a programação do seminário, destacou que criar e manter ambientes seguros e saudáveis que ofereçam condições adequadas aos trabalhadores são práticas que aliam interesses e benefícios não só para os colaboradores, como para as empresas. “Neste sentido, é importante estarmos sempre atentos e atualizados quanto às melhores práticas e tendências”.
Oficinas
A programação vespertina, que ocorreu na unidade do Sesi Sinop, contou com a oficina “Perspectivas e desafios no segmento do agronegócio, principais NRs impactantes’, com Antônio Nunes Barbosa. Já o engenheiro de segurança do trabalho no Senai SP, João Carlos Pires Campos, abordou ‘Maquinário da indústria de base florestal: como adequar conforme a NR 12’ – que versa sobre as normas e os principais parâmetros técnicos a serem seguidos para a proteção no uso de máquinas e equipamentos.
Bruna Riceli, representante da Feroswalza Indústria e Comércio Ltda., fez uma avaliação positiva do evento, enfatizando a importância de discutir a prevenção de acidentes no setor de base florestal. “A busca pelo conhecimento é fundamental para prevenir e reduzir os riscos envolvidos. O objetivo é evitar acidentes e garantir um ambiente de trabalho melhor, além de prevenir possíveis problemas trabalhistas”.
A gerente do Sesi Sinop, Édina Scheid, ressaltou que mais de 130 profissionais de diversas áreas marcaram presença, o que reforça o evento como uma oportunidade de ampliar a percepção dos empresários e profissionais da área, não apenas para atender a legislação em si, mas, para implantar gestão na área de SST. “Todos podem contar com a expertise do Sesi, que possui uma rede de atendimento, formada por uma equipe multiprofissional, atuando junto às indústrias para o que preconiza as NRs, além de um portfólio de relevantes serviços que auxiliam em todos os processos de SST”, enfatizou.
Para a gerente executiva de Operações do Sesi MT, Larissa Siqueira, a estratégia da instituição em promover um evento itinerante tem de alcançar público diversificado e oferecer oportunidades únicas de aprendizado, troca de ideias e desenvolvimento para as indústrias e profissionais.
“Nossa intenção é promover a democratização do conhecimento, o estímulo ao desenvolvimento local, o networking, a difusão de melhores práticas, potencializando o impacto positivo em diferentes municípios”.
A abertura contou ainda com a participação do diretor da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e do Sindusmad, Gleison Tagliari.
Edição em Cuiabá
Com programação gartuita, o evento chega à capital nos dias 26 e 27 de julho, no Centro de Evento Fatec Senai. Os temas aboradados serão Tecnologias e Inovações para a Saúde e Segurança; Informações para tomadores de decisão (RH, DP, eSocial, gestão de SST e PS, empresários); Saúde Mental; SST e suas relações com ESG.
Saiba mais sobre a programação e inscreva-se gratuitamente aqui.
Texto: Viviane Saggin