Voltar

Com apoio do Sesi, MT recebe 750 atletas no Troféu Brasil de Atletismo

06/07/2023 - 11h32

O 42º Troféu Brasil Ide Atletismo teve início hoje e conta com a participação de 750 atletas, sendo 322 mulheres e 428 homens. Esses competidores representam 120 clubes de 21 Estados e do Distrito Federal. O evento tem o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), que tem entre suas vocações o apoio ao esporte e como consequência a saúde das pessoas.

A competição será realizada até domingo (9) no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, e terá entrada gratuita para o público. Além disso, as provas serão transmitidas ao vivo pela TV Atletismo Brasil, por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

O presidente do Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, afirma que é um momento de muito alegria ver um evento marcante para o atletismo ser realizado em Cuiabá. Ele diz que a presença dos atletas de renome internacional honra a pista do COT e inspira todos aqueles que assistem e acompanham as provas.

Seletiva - Este evento, que está sendo realizado pela primeira vez em Cuiabá e no Centro-Oeste, possui diversos atrativos. Os campeões de todas as provas individuais garantirão a qualificação para o Campeonato Sul-Americano Adulto, que ocorrerá de 28 a 30 de julho, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. Além disso, a competição é válida para a obtenção de índices e pontos no Ranking, visando ao Mundial de Budapeste, na Hungria, que acontecerá de 19 a 27 de agosto, e para os Jogos Olímpicos de Paris, na França, em 2024.

Sesi Escola na competição - O Troféu Brasil de Atletismo também conta com a participação de três alunos do Sesi Escola, que competirão no revezamento 4x100 metros. As irmãs Ana Clara Costa Fonseca e Ananda Costa Fonseca estão na categoria feminina e mista, enquanto Lucas Gabriel Araújo integra  a categoria masculina. As duas irmãs, com 15 anos de idade, aguardam ansiosas pelo momento de entrar em ação na pista. Iniciaram no atletismo por indicação de um amigo da família e desde então têm se dedicado integralmente ao esporte, treinando no Complexo Dom Aquino e na UFMT, onde ocorrerá o campeonato.

Ananda, que pratica atletismo desde 2021, pretende persistir na carreira esportiva até conseguir integrar a equipe brasileira da modalidade. Ela se sente entusiasmada por estar competindo em um campeonato nacional em sua cidade natal. Apesar disso, essa não é a primeira vez que ela participa de um campeonato brasileiro, já tendo passado pelo Campeonato Brasileiro Escola e pelo Campeonato Brasileiro sub-16.

Por sua vez, Ana Clara está vivenciando a emoção de participar pela primeira vez de um Troféu Brasil, o que gera uma grande ansiedade. Ela sabe que enfrentará as melhores corredoras do país, a maioria delas mais velha do que ela e sua irmã, que são membros da mesma equipe de revezamento, o que representa um grande desafio.

Texto: Caroline Rodrigues

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555