Festa da Família reúne mais de 4 mil pessoas em Cuiabá
Mais de 4 mil pessoas participaram da Festa da Família do Sesi Escola Cuiabá nesse sábado (31) no estacionamento do Sesi Papa, na região da Morada do Ouro. Enquanto as crianças davam um show com suas performances no palco, os pais faziam malabarismo na plateia para conseguir o melhor ângulo nas fotos. Ao todo, mais de 680 estudantes, divididos em 37 apresentações, participaram do evento.
A gerente do Sesi Escola Cuiabá, Alessandra Silva, explicou que os trabalhos de organização da Festa da Família começam na definição do calendário anual e contam com uma discussão prévia, na qual são determinados os temas da celebração. Para este ano, foram escolhidas as palavras: paz, pessoas, prosperidade, parceria e planeta, que também possuem relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Durante o primeiro semestre deste ano, os alunos trabalharam com as ODS nas atividades escolares e a fase de estudo foi essencial para definição das músicas, dança, vídeo e mensagem a ser comunicada com a performance. Todas as fases do processo de preparação do evento foram construídas pelos alunos, acompanhados dos professores e também de dois coreógrafos, Jefferson e Débora, que deram suporte as turmas.
“Eles preparam tudo, incluindo o vídeo que é reproduzido no fundo de palco. Eles também escolheram as músicas, levando em conta os critérios determinados. Foi muito trabalho e entrega de todos”, afirmou.
Entre as alunas que ocuparam o palco estava Lorraine Gabriela do 1º ano, turma V88. Ela é deficiente auditiva e recentemente faz uso do implante coclear. Então, a menina que tinha total perda da audição, apensar de ainda não falar, já consegue ouvir os sons como o da música Paz e Amor, da dupla sertaneja Jorge e Mateus. A canção foi a escolhida pela turma dela na apresentação.
Ao final da coreografia, Lorraine foi a frente do palco em por meio da linguagem dos sinais, fez a estrofe da música: Paz e Amor é o que quero para nós. Um momento de grande emoção para os participantes da festa, em especial a mãe dela, Franciela Amaral.
“Ela arrasou. Eu estava muito nervosa com a apresentação porque a Lorraine costuma se dedicar a atividades em que fica mais concentrada e parada. Confesso que fiquei com medo de algo dar errado. Mas, quando a vi dançando, percebi que o medo está apenas na minha cabeça, minha filha é uma criança normal como as outras”, desabafa a mãe.
Além das apresentações, a Festa da Família contou com brinquedos e barracas de diferentes tipos de comida, tanto doce como salgadas. Depois de 16 anos, está é a primeira vez que a festa é feita em duas etapas, a primeira com os alunos da unidade do Sesi Escola de Várzea Grande e a segunda como os alunos do Sesi Escola de Cuiabá.
Texto: Caroline Rodrigues