Cuidar de gente: Investir em saúde garante qualidade de vida do trabalhador e aumento de produtividade
Um dos pontos centrais discutidos durante a programação do seminário SSTrends - Conectando Tendências, Pessoas e Tecnologias -, realizado na noite de quarta-feira (28), em Rondonópolis, foi a necessidade de rever o atual modelo de gestão da saúde corporativa, bem como soluções que assegurem a redução dos custos para as empresas e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores com o consequente aumento da produtividade. Ou seja, é preciso cuidar de gente.
Organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT), o evento reuniu empresários, profissionais de RH e da área de saúde e segurança do trabalho e especialistas, como o Cláudio Patrício, médico do Trabalho e pesquisador em Economia para Saúde e Segurança do Centro de Inovação Sesi Ceará.
Na palestra Por que investir em saúde? O retorno financeiro sobre o investimento, ele destacou o principal desafio da indústria é reduzir os gastos com a saúde do trabalhador e aumentar a produtividade. Segundo ele a chave para resolver essa questão está em priorizar a manutenção da saúde das pessoas e colocar o indivíduo no centro do cuidado.
Na avaliação do especialista, as empresas cometem o erro de investir no profissional, desenvolvem ele, mas não gerenciam a sua saúde. “A doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, asma e depressão podem acarretar prejuízos para as empresas e afetar a qualidade de vida e do trabalho das pessoas”.
Como principal dica aos participantes, Patrício destacou que a empresa precisa conhecer a população, saber onde estão os principais riscos ocupacionais e não ocupacionais, ou seja, partir de um perfil de saúde populacional, para conhecer o que é mais emergente e atuar. Segundo ele, é necessário adaptar as estratégias de saúde de acordo com as necessidades específicas de cada população. Por exemplo, se a maioria das pessoas não fuma, não seria eficiente realizar uma campanha antitabagismo.
“No entanto, se uma grande parte da comunidade está com sobrepeso ou obesidade, é crucial implementar um programa de reeducação alimentar, incentivar a prática de exercícios e melhorar a qualidade dos alimentos no refeitório. Será necessário desenvolver programas e campanhas personalizadas dentro da empresa para melhorar os hábitos alimentares dos colaboradores”.
Gestão - O engenheiro agrícola pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel (1984), especializado em engenharia de Segurança do Trabalho pela UTFPR, Ivomar Mezoni, ressaltou que uma estratégia eficaz para a empresa é investir na gestão de SST (um conjunto de ações que visam melhorar o ambiente organizacional, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais). “Isso permite obter indicadores precisos sobre as áreas que precisam ser melhoradas”
De acordo com ele, que abordou o assunto Tecnologia e Inovação para segurança do trabalho, é fundamental considerar os riscos mais graves identificados nas estatísticas de acidentes e doenças ocupacionais. “Para lidar com esses riscos, é necessário adotar critérios mais rigorosos para o controle de acesso, fornecer treinamentos contínuos e não apenas cumprir as exigências mínimas das normas regulamentadoras. Dessa forma, a empresa poderá observar uma mudança cultural significativa em relação à SST”.
Coordenadora administrativa, Cristina França, afirmou que o conteúdo do evento abordou questões-chave. “A abordagem proativa sugerida, que vai além das exigências mínimas das normas regulamentadoras. Acredito que essa mudança cultural na abordagem da SST pode trazer resultados significativos para as empresas. Parabenizo a equipe organizadora pelo excelente evento e pela oportunidade de aprendizado e reflexão proporcionada."
Durante o evento, Alexandre Serafim, superintendente do Sesi MT, reforçou o papel ativo da instituição no desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras para as indústrias do estado. “Temos o compromisso contínuo de oferecer suporte abrangente às empresas, por isso, a necessidade de estar sempre atualizado e buscando constantemente novas abordagens, a exemplo deste evento, que percorrerá ainda o polo de Sinop e a capital, levando muita informação, conhecimento técnico e compartilhamento de experiências”.
Evento itinerante
Sinop - 12/07
13h30 às 21h
Av. dos Jacarandás, 3184 - St. Industrial, Sinop
• Informações para tomadores de decisão (RH, DP, eSocial, gestão de SST e PS, empresários);
• Gestão de SST no agronegócio e indústrias de base florestal ;
• SST e suas relações com ESG.
Cuiabá – 26/07 – 18h às 21h
27/07 – 13h30 às 21h
Senai Fatec Cuiabá –
• Tecnologias e Inovações para a Saúde e Segurança;
• Informações para tomadores de decisão (RH, DP, eSocial, gestão de SST e PS, empresários);
• Saúde Mental;
• SST e suas relações com ESG.
Confira a programação completa - https://vivamais.sesimt.ind.br/sstrends
Texto: Viviane Saggin