Brincando, alunos pensam o que fazer para melhorar o meio ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado com muitas atividades divertidas nos Sesi Escola de Cuiabá e de Várzea Grande. Em ambas as unidades, os professores aproveitaram a data, 05 de junho, para trabalhar temas como a importância das plantas, da reciclagem, do reuso e do aproveitamento de materiais considerados inservíveis para população.
No Sesi Cuiabá, por exemplo, as crianças da Educação Infantil participaram de uma oficina de bonecos ecológicos. Com restos de meia-calça, substrato de pó-de-serra, sementes de alpiste, criatividade e cuidado, o grupo criou cabeças divertidas, cujo cabelo foi formado a partir do nascimento das plantas. Além de trazer a interação entre os alunos, a experiência desenvolveu as habilidades de cuidado com a natureza, reciclagem e a importância da água para os seres vivos.
Outra atividade desenvolvida nessa escola envolveu os pequenos e os mais grandinhos um pouco. Os alunos do 5º ano foram os responsáveis por apresentar a importância da reciclagem por meio da confecção de brinquedos. Enquanto se divertiam com o trabalho, os participantes puderam desenvolver a criatividade, o pensamento crítico e o aprendizado em relação ao consumo consciente.
Do Sesi Várzea Grande, veio a associação do Meio Ambiente com a literatura. Os alunos do 1º ano tiveram contato com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O tema é muito sério, mas foi trabalhado de forma lúdica e com a contação da história “Vamos abraçar o mundinho”. Como conclusão dos festejos do Dia Mundial do Meio Ambiente, os alunos construíram um moral no qual desenharam formas de se proteger e cuidar do mundo.
Texto: Caroline Rodrigues