Sesi Escola: 220 profissionais participam de formação sobre situações de risco e primeiros socorros
Mais de 200 profissionais, como gestores, professores, coordenadores e profissionais do apoio pedagógico, do Sesi Escola participaram, no sábado (29.04) e nesta terça-feira (02.05), da formação em situações de emergência que possam ocorrer dentro do ambiente escolar. A ação tem como foco o reconhecimento e ações em casos de agitação psicomotora, agressividade e evacuação, além de abordar temas relacionados à gestão das emoções e primeiros socorros.
Segundo o superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Alexandre Serafim, a iniciativa surge diante da necessidade de garantir a segurança e o bem-estar dos alunos e dos profissionais envolvidos no ambiente escolar. “Nesta primeira etapa, a formação oferecida foi composta por palestras e treinamentos práticos que abordam diferentes aspectos. O cronograma de capacitação seguirá até o mês de junho, mas nossas ações de conscientização seguem durante todo o ano letivo”.
No módulo sobre agitação psicomotora e agressividade, os participantes aprenderam a identificar os sinais de comportamento alterado e a lidar com as situações de forma eficaz e segura. O conteúdo de abandono ensina como agir em caso de alunos ou funcionários que precisem de ajuda imediata, seja por motivos de saúde ou segurança.
A formação abordou ainda a gestão das emoções e a importância de lidar com os próprios sentimentos e dos outros de forma positiva. Os participantes aprendem a identificar sinais de ansiedade, estresse e outras emoções que possam afetar o ambiente escolar, e a desenvolver habilidades para lidar com essas situações de forma adequada.
Já, no módulo de primeiros socorros, o foco foi as situações comuns dentro do ambiente escolar, como cortes, quedas e mal-estar súbito. Os participantes aprendem técnicas de atendimento emergencial e como acionar os serviços de emergência.
O treinamento foi realizado pelos instrutores Rodrigo Pereira, João Paulo, Douglas Willer, Richard Lopes e Rodrigo de Melo (primeiro socorros) e Raíssa Borges (Gestão de Emoções).
Protocolo de segurança
Para a equipe escolar, o treinamento de protocolo de segurança no Sesi Escola é uma experiência importante, já que garantir a segurança dos alunos é fundamental para o sucesso do trabalho e para o bem-estar de todos na escola.
“Foi muito bem estruturado e organizado, com uma equipe de instrutores altamente capacitados, que nos ensinaram os procedimentos de segurança mais atualizados e eficazes. A atividade nos proporcionou a oportunidade de colocar em prática o que aprendemos, por meio de simulações de situações de emergência, que nos ajudaram a identificar pontos fracos em nosso planejamento de segurança e a nos prepararmos melhor para lidar com situações reais”, explica o professor da unidade de Cuiabá, Jessé Maia Rios.
Para a professora de sala multifuncional da unidade de Várzea Grande, Valdete Pegorar, os cursos vão ao encontro com a atual situação em que vivemos, já que ajudam a identificar possíveis problemas dentro e fora da unidade. “Especificamente o de primeiros socorros será muito aproveitado em nosso dia a dia, pois assegura uma melhor assistência, já que estamos em um ambiente propenso a acidentes constantes. Espero nunca precisar usar, mas se for preciso me sinto um pouco mais segura”, pontua.
A gerente de Operações do Sesi MT, Larissa Siqueira, ressalta que esses conhecimentos adquiridos são ferramentas que pode evitar ou, pelo menos, minimizar as consequências de algum incidente que, porventura, venha a acontecer no ambiente escolar. “A intenção é preparar aqueles que trabalham na escola para qualquer eventualidade que possa ocorrer com os estudantes”.
Texto: Viviane Saggin