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Experimentos testam conceitos aprendidos em sala de aula no Sesi Escola

04/04/2023 - 16h46
aula
Estudantes discutem conceitos importantes como velocidade
e aceleração e testaram o experimento. Foto: Divulgação

Os alunos do 1° ano do Novo Ensino Médio (NEM) Sesi Senai Cuiabá tiveram uma experiência diferente durante e aula de ciências da natureza. Aprenderam sobre movimento retilíneo e queda dos corpos de uma forma prática, por meio de experimento com planos inclinados, atribuído a Galileu Galilei.

A intenção é a criação de situações de aprendizagem para que os jovens aprendam conceitos ligados à física, bem como tenham condições de melhor perceber o caráter subjetivo que existe por trás da ciência e do seu processo de construção. A experimentação é uma abordagem pedagógica que permite aos alunos aprender de maneira significativa e memorável, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes do mundo ao seu redor.

Durante a aula, os estudantes discutiram conceitos importantes como velocidade e aceleração, e puderam testar o experimento. Essa atividade foi uma oportunidade para os alunos aplicarem os conceitos aprendidos em sala de aula e entenderem melhor como se relacionam com o mundo real.

Os experimentos de movimento retilíneo permitiram que os alunos estudassem o movimento de objetos em linha reta, enquanto os experimentos de queda dos corpos ajudaram a compreender a influência da gravidade sobre os objetos em queda livre.

experimento
A realização de experimentos é uma forma de incentivar
a curiosidade. Foto: Divulgação

Os estudantes trabalharam em equipe e foram encorajados a fazer perguntas, observar e registrar seus resultados. A atividade também estimulou a curiosidade e a criatividade dos alunos, que tiveram a oportunidade de propor variações nos experimentos para testar diferentes hipóteses.

O professor responsável pela atividade, Everaldo Neves, destacou a importância da experimentação na aprendizagem dos alunos. “A realização de experimentos é uma forma de incentivar a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos. Além disso, essa atividade ajuda a construir uma base sólida para o aprendizado futuro em ciências”, afirmou.

Os alunos se mostraram empolgados com a atividade e destacaram a importância de aprender sobre ciências da natureza de uma forma prática. “Foi muito legal ver na prática como a velocidade e a aceleração afetam o movimento dos objetos. E testar o experimento de Galileu foi bem interessante”, disse Lucas Santos, um dos alunos participantes.

Texto: Viviane Saggin

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