Abril Verde: Confira 7 dicas de boas práticas em saúde e segurança do trabalho
Abril é o mês da conscientização da Segurança e Saúde do trabalhador brasileiro. Também chamado de Abril Verde, o quarto mês do ano tem como objetivo propagar informações qualificadas para fortalecer a cultura de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e adoecimento ocupacional.
Quando falamos sobre segurança e saúde no trabalho, compreendemos o conjunto de normas e procedimentos exigidos legalmente das empresas e funcionários buscando proteger a integridade física do trabalhador, prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Para isso, existem ações que proporcionam ambientes seguros e saudáveis com condições adequadas para os trabalhadores. Inclusive, as boas práticas, bem como ações preventivas, contribuem para o aumento da produtividade e satisfação dos funcionários.
De acordo com o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Márcio Alves, o Abril Verde é uma oportunidade para as empresas e trabalhadores refletirem sobre a importância do tema. “A partir disso, adotar medidas preventivas que garantam a integridade física e mental dos colaboradores. É fundamental que a prevenção seja uma prioridade nas empresas e que todos os colaboradores estejam engajados nessa causa”.
Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, em 2020 foram registrados mais de 700 mil acidentes de trabalho no Brasil, resultando em cerca de 2.500 mortes. Esses números reforçam a importância de ações de prevenção e conscientização sobre a segurança e a saúde no ambiente de trabalho.
Confira as dicas
- Treinamentos e capacitações para os trabalhadores, com o objetivo de conscientizá-los sobre os riscos e medidas preventivas em sua área de atuação;
- Análise dos processos de trabalho para identificar possíveis riscos e adotar medidas para eliminá-los ou reduzi-los;
- Adoção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para cada tipo de atividade e treinamentos para o uso correto desses equipamentos;
- Programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, com a participação dos trabalhadores e da gestão da empresa;
- Fiscalização e monitoramento constante das condições de trabalho, com a realização de inspeções periódicas;
- Criação de uma cultura de segurança no ambiente de trabalho, com a participação de todos os colaboradores;
- Investimento em tecnologias e equipamentos que possam aumentar a segurança dos trabalhadores e reduzir os riscos de acidentes.
Essas ações podem ser implementadas em empresas de qualquer porte e setor, com o objetivo de garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores e, consequentemente, a produtividade e a qualidade dos serviços prestados. Além disso, a conscientização sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais pode contribuir para a redução dos custos com afastamentos e indenizações trabalhistas.
Programação do Sesi MT
Para ajudar a reforçar a importância desses temas nas empresas, o Sesi MT preparou uma série de palestras especiais para informar, conscientizar e, consequentemente, prevenir os trabalhadores sobre esses riscos.
06 de abril - Dia Nacional de Mobilização Pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida
Serviços ofertados
• Palestra Qualidade Vida | Duração: 1h
• Sesi Ginástica na Empresa
• Sesi na Pista
• Sesi Corporativo (grupos de corridas, caminhadas, treinamento funcional, futsal, vôlei, treinamento em academia.
08 de abril - Dia Mundial do Combate ao Câncer
Serviços ofertados
• Palestra Câncer de Mama | Duração: 1h
• Palestra Câncer de Próstata | Duração: 1h
28 de Abril - Dia das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho
Serviços ofertados
• Palestra Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva Duração: 1h
• Palestras Noções de Prevenção de Acidentes no Trabalho Duração 1h
28 de Abril - Dia Nacional de Mobilização Pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida
Serviços ofertados
• Palestra Qualidade Vida | Duração: 1h
• Sesi Ginástica na Empresa
• Sesi na Pista
• Sesi Corporativo (grupos de corridas, caminhadas, treinamento funcional, futsal, vôlei, treinamento em academia.
Texto: Viviane Saggin